Prefeitura de Rondon incentiva plantio de morango

Da Redação

A Prefeitura de Rondon está incentivando e oferecendo apoio e assistência para 32 produtores de morango do município. Através da Secretaria Municipal de Agricultura, os produtores estão sendo atendidos com serviços de subsolagem, aração e nivelamento dos canteiros para que possam ser feito o plantio das mudas.

Boa parte das lavouras já está em pleno desenvolvimento e, de acordo com a Secretaria de Agricultura, a expectativa é por uma boa safra do produto que tem ótimo valor de mercado. Todos os serviços e apoio oferecido aos produtores não tem custo, o que aumenta a margem de lucro dos investidores na hora de comercializar sua safra.

Para essa safra deste ano, segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rondon, Aleandro de Souza, juntamente com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater) foram plantadas uma área de 16 hectares e estima-se uma produção de 400 toneladas de morango. Já o Valor Bruto da Produção (VBP) esperado para essa safra de morangos em Rondon é de R$ 3 milhões.
O prefeito Roberto Corredato reconhece que esse tipo de investimento traz retornos imediatos para o município, porque incentiva a agricultura familiar, mantém os pequenos agricultores no campo produzindo produtos de qualidade e garante renda nas pequenas propriedades. “Todo investimento na agricultura familiar vale a pena, pois trará benefícios para os agricultores e suas famílias, dando a eles as condições necessárias para se manterem no campo com dignidade. Além disso, iniciativas como essas geram riquezas e proporcionam melhor qualidade de vida para os produtores”, justifica o prefeito.

O morango

O morango é a terceira em movimentação de capital na fruticultura do Paraná, com participação de 12,5% no total do valor bruto da produção (VBP) do setor. No comparativo de 2010 com 2019 houve um aumento de 69% na área plantada no Paraná, acréscimo de 128,3% nas colheitas e de 238,3% no (VBP) nominal. (Com assessoria de imprensa da Prefeitura de Rondon)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *