Polícia Militar recebe nova viatura para atuação da Patrulha Rural

A equipe da Patrulha Rural da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu uma nova viatura para otimizar o trabalho desempenhado pelos policiais. O patrulhamento rural é feito desde o dia 8 de abril de 2019, quando a 3ª equipe da Rotam foi ativada na 5ª CIPM, para intensificar o trabalho nas áreas rurais, realizando o cadastro de moradores e operações nessas localidades.

De acordo com o major Elisvaldo Balbino o trabalho da equipe de patrulha rural colaborou com a redução dos furtos. “A patrulha foi reativada no ano passado, porque na época tinham muitos furtos e roubos na área rural. E não tínhamos uma viatura adequada para esse tipo de atividade”, explicou o major. “Com essa nova viatura vamos conseguir cobrir área rural e outros municípios da companhia”, acrescentou.

Segundo o major, o trabalho da Polícia Militar, durante anos, ajudou a “praticamente zerar os assaltos na área rural”.

Além do patrulhamento pela região rural, as equipes entram em contato com moradores e os auxiliam em situações que possam ser perigosas. “A região rural é desprovida de segurança. Não tem cerca, muro, normalmente são sozinhos e não possuem sistema de segurança. Muitas pessoas tem buscado a equipe para orientá-los em como tornar o local mais seguro”, disse Balbino.

No dia a dia, os policiais realizam rondas pelas propriedades e ficam em contrato com os agricultores. “Eles possuem escalas durante o dia, noite. E quando não tem ocorrência, eles visitam propriedades, conversam com moradores, cadastram a propriedade no banco que dados para ter informações a respeito das áreas”, esclareceu o major. Além disso, a equipe da Rotam ainda dá apoio aos patrulheiros rurais.

Durante o patrulhamento e conversas com os moradores da região, os policiais conferem quem possui granja, para saber onde há movimento maior de caminhões e tratores, sabem onde há os implementos agrícolas. “Dessa forma sabemos onde estão as situações mais vulneráveis”, afirmou Balbino.

“Os policiais passaram a fazer um cadastramento de pessoas responsáveis em cada estrada de Cianorte. Então cada local possui uma pessoa responsável e temos um grupo no WhatsApp com os moradores onde divulgamos as informações”, disse o major. De acordo com Balbino, é uma forma dos policiais sempre estarem em contato com a comunidade.

Além disso, os moradores têm se reunido e instalado câmeras no início e no final das estradas. “Isso ajuda muito a patrulha. Se acontece algum delito, eles passam as filmagens das câmeras e os policiais conseguem colaborar de maneira mais rápida com a situação”, esclareceu.

Conforme o major, a equipe deve ser ampliada com a formação dos novos soldados em 2021.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *