Capacitação destaca papel da escola no combate ao abuso de crianças e adolescentes

Assessoria PMC

Em continuidade a programação do Maio Laranja, mês dedicado ao reforço das ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu uma capacitação às diretoras dos CMEIs e Escolas Municipais, na manhã da última quarta-feira (26), no salão de sua sede.

Os trabalhos tiveram início com a participação da juíza da Vara da Família, Infância e Juventude da Comarca de Cianorte, Dra. Marília Mitie Yoshida, que discorreu sobre “Sensibilização para o engajamento da rede de educação no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”; e do secretário municipal de Defesa Social, tenente-coronel Elias Ariel de Souza, que falou sobre “Segurança Pública e aspectos sociológicos da violência contra crianças e adolescentes”.

Em seguida, o assistente social do CRAS e coordenador do Instituto Familiar Farol, Fábio Magalhães, tratou sobre a abordagem de crianças e a chefe da Divisão dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Paula Calado, apresentou a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Cianorte, assim como o Fluxograma de Atendimento à Criança Vítima ou Testemunha de Violência. A conselheira tutelar, Lucinda Madeira, falou sobre a atuação e intervenção do Conselho Tutelar e o assistente social do CREAS, Leonardo Carvalho de Souza, sobre o trabalho social om famílias e indivíduos em situação de risco ou violação de direitos.

Para finalizar, a psicóloga do Serviço de Acolhimento Familiar, Jordana Vieira Albanês, explanou os aspectos comportamentais e possíveis indicadores de violência sexual em crianças e adolescentes. Representando o prefeito Marco Franzato, o vice, João Alexandre, parabenizou a iniciativa. Já a secretária municipal de Assistência Social, Aline Kist, agradeceu a presença e o comprometimento dos envolvidos. Também participaram da ocasião as secretárias municipais de Educação e Cultura, Kelly Werdenberg Rodrigues, e de Políticas Públicas para Mulheres, Fernanda Spagolla; e as vereadoras Maria Neusa Casassa e Marcia Pereira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *