Celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida têm alterações devido à pandemia

As comemorações em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, tiveram alterações devido à pandemia de Covid-19. Ao invés da tradicional Caminhada de Nossa Senhora Aparecida, serão celebradas missas no Santuário Eucarístico Diocesano Paróquia Nossa Senhora de Fátima e no distrito de Vidigal, na Capela Nossa Senhora Aparecida no Vidigal.

Na segunda-feira, 12, em Vidigal a missa acontece às 9 horas . Além disso, outras duas missas serão celebradas em louvor a Nossa Senhora no Santuário Eucarístico, às 9 e às 17h horas.

Além das missas, conforme o padre Sérgio Carris, o santuário realiza uma novena em celebração. “A novena começou no dia 3, sábado, e vai até o dia 11 – no próximo domingo”, afirmou.

A caminhada, organizada pelo Santuário, que tinha cerca de 10 quilômetros de trajeto e conta normalmente com a participação de cinco mil fiéis, não será mais feita. Como é o caso da cavalgada, carreta e rota com ciclistas. “Esse ano, pelo Santuário, não vamos organizar. Pois pra organizar tem toda uma demanda de ônibus, para depois trazer as pessoas que foram caminhando de volta. Então tem toda uma organização que com esse período da pandemia se torna um pouco difícil”, explicou Carris.

 “Vamos ter em Vidigal a missa pela manhã, uma missa campal com a comunidade local e também com certeza com alguns que vão caminhando ou de bicicleta, e outros que vão carro”, acrescentou o pároco.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida é considerada a padroeira do Brasil. “Então nós temos uma devoção, um carinho muito grande por Nossa Senhora, pois ela nos leva até Jesus. É um dia muito especial, os católicos têm essa devoção durante todo o ano, mas de modo especial nessa data”, disse o padre.

Cuidados

Após o prefeito Claudemir Bongiorno flexibilizar as medidas de prevenção ao coronavírus por meio do decreto 178, foi liberada a participação dos fiéis nas celebrações.

Conforme falou o prefeito, durante o anúncio das novas medidas, a atitude e restrições impostas pelas igrejas foi de extrema importância durante o período mais crítico da pandemia, mas que a partir do decreto, que entrou em vigor no dia 25 de outubro, todas poderiam ter as lotações normais.

O que foi ressaltado foi a importância do uso das máscaras e do álcool em gel, além do distanciamento entre as pessoas nos bancos.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.