Feira do Produtor vai mudar, mais uma vez

Da Redação

A Feira do Produtor, que no momento funciona em uma estrutura temporária e improvisada ao lado do Provopar Municipal, será transferida para a Avenida Santa Catarina, ao lado do antigo Fórum de Justiça, em uma área que tem mais de seis mil metros quadrados. O funcionamento da feira no local está previsto para a segunda quinzena de fevereiro. A área é da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP).

Devido à revitalização da Praça Itamar Orlando Soares, espaço original da Feira do Produtor, os feirantes foram transferidos para uma estrutura temporária ao lado do Provopar. Porém, as obras de uma nova avenida (parte do projeto do novo centro que vai ligar os Seis Conjuntos ao Centro) inviabiliza a manutenção dos produtores no local, pois ela cortará parte da feira e passará pelos banheiros usados pelos clientes e feirantes, além de gerar possíveis transtornos com maquinários e poeira.

O prefeito Marco Franzato e o vice João Alexandre Teixeira, o secretário de Agricultura Anizio Menarin Filho, outros secretários, vereadores e representantes da associação tiveram uma reunião ontem, 26, para falar sobre o assunto e definir o novo local.

Conforme o secretário de Agricultura, Anizio Menarim Filho, na estrutura ao lado da Provar, os feirantes teriam apenas problemas. “Ali as obras do centro novo vão causar um transporto pra eles, devido à poeira, transito de maquinas, não é legal”, disse.

Pela obra da praça ainda não ter sido concluída, os feirantes ainda não podem retornar ao seu espaço definitivo, por isso a Prefeitura de Cianorte cedeu o novo espaço. “Acertamos o local, não o definitivo, pois o definitivo é na praça e a obra ainda deve demorar cerca de seis meses”, esclareceu.

O próximo passo da prefeitura é contratar o serviço pra transferências.

“Como é uma área da Companhia Melhoramentos, temos que ter um termo. Vai demorar uns dias para acertar a parte burocrática, mas o prefeito já bateu o martelo e está tudo organizado”, disse o secretário.

“Estamos com um alívio no coração. Na hora que ele (o prefeito Marco Franzato) falou do lugar, cheguei a me arrepiar”, disse o novo presidente da Associação da Feira do Produtor Rural de Hortifrutigranjeiros de Cianorte, Reinaldo Chaves. 

Mudança 

A mudança deve acontecer em duas semanas e o funcionamento da feira deve começar efetivamente no final de fevereiro.

Com relação ao banheiro, a Feira do Produtor conta com duas possíveis alternativas. “Podemos contar com banheiros químicos, e também tem o antigo Fórum, que tem um banheiro masculino e um feminino. Deixamos claro não teria problema, o Fórum ceder o banheiro”, afirmou.

Chaves ainda disse que a prefeitura fica responsável por fornecer a energia e a ligação de água no local.

Na próxima sexta-feira, 29, a associação fará uma reunião com os feirantes para falar sobre os detalhes da mudança.

Obra na praça deve ser concluída entre seis e oito meses

O espaço, que deve iniciar o funcionamento na segunda quinzena de fevereiro, também é temporário. Os produtores ficarão ali até que a revitalização da praça seja concluída. A obra da Praça Itamar Orlando Soares, espaço da Feira do Produtor, tem 70% de sua estrutura concluída, porém está parada. A obra teve início em dezembro de 2019 e tinha prazo de execução em 240 dias, ou seja, meados de julho de 2020, mas até hoje não foi concluída.

De acordo com o secretário de Agricultura, a prefeitura dará início a um novo processo de licitação para continuidade da obra. “Vamos fazer um novo processo licitatório pra contratar uma nova empresa para terminar o trabalho. A gente calcula que deve estar concluída em seis a oito meses, para ter a licitação e toda a execução do projeto”, esclareceu.

Segundo Menarim Filho, o maior problema em torno das obras da praça foi o jurídico criado ainda na gestão anterior. “E até desenrolar essa parte jurídica demora um pouco, mas assim que acertar quem vai fazer, vai ser mais rápido”, afirmou.

O novo local trará um pouco de paz aos produtores, visto que a discussão com relação à Feira e a reforma da Praça é de longa data. “Estávamos muito preocupados. A gente depende da feira. Somos cerca de 70 feirantes pequenos produtores, nosso carro chefe é a Feira do Produtor”, disse o presidente.

De acordo com Chaves, todos os produtores aceitaram o novo local. Ele ainda reforçou que será possível atender bem os clientes. “Queremos atender bem nosso freguês, então tem que ter um bom espaço físico, estacionamento, banheiro, é um motivo para ficarmos tranquilos”, esclareceu.

Estrutura provisória da feira ao lado do Provopar abriga 70 pequenos produtores
Foto: Renata Martins

Obra de extensão da nova avenida Souza Naves inviabiliza permanência da feira na América

Em obras desde meados de novembro de 2021, a obra do prolongamento da Avenida Souza Naves, avenida que vai ligar os Seis Conjuntos e Vila Sete ao centro, deixa inviável o funcionamento da Feira do Produtor ao lado do Provopar. Isto porque, a avenida passará pelos banheiros dos feirantes e clientes e ainda no local de uma das tendas montadas.

Segundo o presidente da Associação da Feira do Produtor Rural de Hortifrutigranjeiros de Cianorte, Reinaldo Chaves, a feira ainda funciona normalmente. Porém, em conversa com a equipe da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), a associação foi informada que a obra passará pelo local.  “Está funcionando normalmente, até inclusive falamos com o pessoal da Companhia e, de fato, vai atravessar ali mesmo. E quando fosse atravessar a Avenida América não teríamos condições de trabalhar ali. Vai ter maquinário e ia interditar tudo, dificultando ainda o acesso do cliente”, disse.

A obra da avenida tinha previsão de conclusão no início de fevereiro, mas deve ser adiada devido ao clima do último mês.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.