Em três dias choveu mais de 90% do esperado para todo o mês de outubro

Da Redação

O mês de outubro começou com chuvas fortes em Cianorte e região. A precipitação foi quase duas vezes maior do que o esperado para o fim de semana. Segundo os dados do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), entre sexta-feira, 1º, e domingo, 03, o acumulado de chuva ficou em 178,8 milímetros, volume praticamente igual ao esperado para todo o mês, que era de 191 milímetros.

De acordo com os dados do Simepar, na sexta-feira choveu 59 milímetros, e no sábado, 48,2. Domingo registrou 71,6 milímetros de chuva forte com raios e trovões. Os ventos chegaram a 60 km/h.

As chuvas foram registradas em várias regiões do Estado, e trouxeram alívio para os sistemas de abastecimento de água que estavam em situação de alerta. Em algumas cidades até possibilitaram a suspensão de rodízios de abastecimento.

ESTRAGOS

As tempestades de sábado provocaram a queda de uma árvore de grande porte no cruzamento das Avenidas Goiás e Souza Naves, centro de Cianorte. A árvore bloqueou a avenida e danificou postes e fiação. A distribuição de energia e internet foram interrompidas por quase todo o dia. Ninguém se feriu.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, tenente coronel Elias Ariel de Souza, não foram registradas outras quedas de árvores, ou de destelhamentos, durante o fim de semana. “Houve ainda alguns problemas com semáforos e controladores de velocidade. Mas todos já estão sendo reativados”, destaca.