Alunos do CEEP vencem concurso na Expoingá 2022

Da Redação

Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), de Cianorte, se destacaram no BootCampo Manna Agro 2022, evento que fez parte da programação da 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, a Expoingá 2022. Uma das equipes que representou a instituição foi a vencedora da etapa Manna TEEN. Com o projeto “estufa inteligente”, os alunos propuseram uma solução para os danos causados em plantações por conta das mudanças climáticas. Como premiação, eles ganharam cinco drones, oferecidos pela empresa Chipus.

O evento aconteceu neste sábado, 07, no Parque de Exposições de Maringá, e contou com dezenas estudantes de escolas públicas de diferentes cidades. Na ocasião, os alunos tiveram a missão de propor projetos inovadores relacionados ao agro, apresentando os problemas e desenvolvendo as soluções para os mesmos. Os projetos foram avaliados por jurados especialistas.

Coordenados pelo professor Edvaldo Rodrigues, a equipe vencedora, denominada “Zero e Um”, apresentou o projeto da estufa inteligente sendo composta pelos alunos Bruno Rafael de Oliveira Sá, Pedro Evangelista Vilaça, Luiz Felipe do Nascimento Cervatti e Andressa Carvalho Pacheri, do 1º ano do Ensino Médio.

“Às vezes, acontecem mudanças climáticas que afetam a plantação. A plantação pode morrer, causando percas. O projeto é uma armação que fica em volta da produção e, quando vem uma mudança climática severa, essa armação possui telas retráteis que fechavam. Dentro tem um sistema que controla a temperatura, humidade e PH, com sensores e, assim deixando a planta na temperatura ideal. O diferencial é que também poderia simular épocas do ano, com humidade e temperatura lá dentro. Por exemplo, enquanto lá fora está inverno, dentro da estufa estaria, praticamente, um clima de verão”, explicou o aluno Pedro Evangelista, de 15 anos.

Ao todo, oito alunos do 1ª ano do Ensino Médio, das turmas de Agronegócios e Desenvolvimento de Sistemas do CEEP, participaram do evento formando duas equipes. A outra equipe participante, coordenada pela professora Graziela Penasso, apresentou aos jurados uma solução para diminuir o desperdício de alimentos através do escambo. A proposta era para que agricultores e supermercados colocassem em aplicativos as sobras para ser vendidas aos clientes a preço de custo.