Resultado do exame de coronavírus demora entre quatro e dez dias

Quem aguarda o resultado dos exames para a confirmação da Covid-19, precisa esperar entre quatro e dez dias para entrar ou ser descartado das estatísticas oficiais da doença no Paraná. Nesse período, a pessoa deve ficar em isolamento domiciliar, que pode variar de 7 a 14 dias, em função do surgimento de sintomas e/ou da forma de contato com pessoas positivas ou investigadas. Além de acatar as orientações dos organismos de saúde.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Cianorte, a maioria das suspeitas chega pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou pelos telefones disponibilizados pelos profissionais da Saúde, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo informações da Secretaria de Saúde, as coletas de exames acontecem diariamente. Desde o surgimento dos primeiros casos suspeitos – que foram registrados no dia 12 e 17 de março – foram coletadas mais de 50 amostras.

Monitoramento

O monitoramento diário acontece por contato telefônico, e as avaliações clínicas são feitas obedecendo a protocolo de telemonitoramento do Ministério da Saúde. Além disso, o monitoramento também é feito através de aplicativo de mensagens, onde há o acompanhamento clínico diário e esclarecimento de dúvidas, caso necessário.

Em Cianorte, há duas pessoas em isolamento domiciliar. Uma terceira vítima da doença é mantida internada e outros oito pacientes que foram infectados estão recuperados.

Os casos

O primeiro caso registrado em Cianorte aconteceu no dia 12 de março. A infectada foi uma mulher de 47 anos que retornou dos Emirados Árabes Unidos (EAU) junto a um grupo de viajantes. O segundo caso, confirmado em menos de uma semana, dia 17, foi de outra mulher, de 62 anos, que retornou com o mesmo grupo de viagem.

No dia 21 foi registrado o terceiro caso. Um homem de 65 anos teve contato com uma das pessoas do grupo que foi para os EAU. Ele foi internado em Umuarama na época, mas se recuperou bem.

No domingo do mesmo fim de semana, 22, outra pessoa do grupo de viagem teve confirmação. Um homem de 54 anos foi o quarto caso confirmado na cidade.

No dia seguinte, segunda-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde informou mais duas confirmações. Duas mulheres, de 33 e 43 anos, tiveram contato com alguém do grupo de viajantes e foram contaminadas.

O sétimo caso foi registrado na sexta-feira, 27. Um homem de 26 anos foi confirmado com Covid-19 depois de retornar de uma viagem para São Paulo.

Já o oitavo caso, registrado no dia 31, foi de uma mulher de 39 anos que também teve contato com parentes dos integrantes do grupo que retornou da Ásia em março. A confirmação do registro fez o prefeito Claudemir Bongiorno recuasse em sua decisão de liberar a reabertura total do comércio depois de nove dias de confinamento definido por decreto.

O nono caso foi registrado no dia seguinte, 1° de abril. Trata-se de uma mulher de 75 anos, que, assim como a maioria dos outros casos, teve contato com um familiar que havia se contaminado com um dos integrantes da viagem aos EAU.

No dia 2, quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Cianorte confirmaram mais dois casos na Capital do Vestuário. O primeiro deles é de um homem de 80 anos, mais uma pessoa que teve contato com o grupo de pessoas que esteve nos EAU entre o final de fevereiro e o começo de março. A vítima, segundo a Secretaria de Saúde, está internada em um dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Cianorte em estado grave.

O segundo caso registrado no dia, é de um homem de 45 anos que, teve contato com um dos integrantes do grupo de viajantes. Considerado como o décimo primeiro caso, o homem se recupera bem e segue em isolamento domiciliar até este sábado, 04.

De acordo com o último boletim da Prefeitura de Cianorte, 35 casos foram descartados e outros oito estão sendo investigados.

Telefone

Os telefones disponibilizados pela Secretaria de Saúde para esclarecer dúvidas e orientar a população são o (44) 3619-0328 e (44) 99125-9767.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *