Prefeitura de Cianorte libera bares, comércio e revoga toque de recolher

Depois de mais de sete meses de pandemia, entre fechamento do comércio e retomada das atividades, o prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, anunciou no fim de semana a liberação do comércio, toque de recolher e o funcionamento de bares e lanchonetes. Apesar da flexibilização total, o prefeito pediu que a população continue respeitando o uso de máscara e álcool em gel. O decreto de número 203 entra em vigor nesta terça-feira, 3, dia de sua publicação.

De acordo com Bongiorno, a liberação é necessária para que a vida possa ser retomada. “A cidade precisa voltar aos poucos à sua normalidade. Não dá mais para ficar restringindo a quantidade de pessoas em uma loja. Está chegando o final do ano, e as pessoas precisam vender e outras precisam comprar”, disse o administrador. Para o prefeito, cada um deve se preocupar com sua vida e com a saúde das pessoas que mais convive.

Conforme foi liberado, não há mais restrição com relação à quantidade de pessoas no comércio. Os cuidados deverão ser de responsabilidade do dono da loja.

Bares e lanchonetes também estão livres para o funcionamento e não haverá mais o toque de recolher. “A cidade volta ao normal, não temos mais toque de recolher. E as pessoas que estão aglomeradas, por favor, usem máscara”, disse o prefeito.

Bongiorno ainda falou sobre a liberação de salões de festas. “É muito difícil estar controlando e, na minha opinião, (o setor de eventos) este é um dos setores que mais sofreu com a pandemia. Essas pessoas foram penalizadas, mas não tínhamos outra alternativa, no começo da pandemia quando precisamos restringir a quantidade de pessoas em locais fechados”, esclareceu o prefeito.

De acordo com o administrador, o evento ficará liberado, inclusive eventos em salões com festas de crianças. “Como os parquinhos estão abertos, não tem mais porque restringir eventos e aniversário de crianças sem utilizar os brinquedos no salão. É claro que tem que passar os produtos nos brinquedos, álcool em gel, tem que ter essa responsabilidade”, acrescentou.

Nas casas de festas e eventos poderão entrar apenas pessoas utilizando máscaras.

O prefeito ainda falou sobre os jogos de futebol, esportes coletivos e campeonatos que também estão liberados. O que foi orientado é que os esportistas optassem por não jogar com pessoas de outras cidades, respeitassem o isolamento, higienizassem o material utilizado e os bancos na área do jogo antes de cada partida.

Ficou liberado também o consumo de bebidas alcoólicas na parte externa da loja de conveniência dos postos de gasolina.

As igrejas não contarão com a fiscalização do município. “Deixaremos a igreja à vontade, e evidentemente, os líderes da igreja devem colocar álcool gel na entrada e pedir o uso da máscara”, disse o prefeito. Segundo ele, não há como saber se as pessoas sentadas juntas são da mesma família, por isso é pedido o bom senso e responsabilidade, tanto da igreja, quanto dos fiéis.

As igrejas deverão ainda ter ambientes ventilados e conscientizar os fieis sobre as condutas de prevenção ao contágio e combate ao coronavírus.

Emocionado, o prefeito disse que foi um ano de difíceis decisões. “Recebemos muitas ameaças quando abrimos o comercio, mas vencemos. Espero que com essas liberações, não voltemos a receber ameaças”, disse.

Durante a live, Bongiorno homenageou os profissionais da saúde e agradeceu a colaboração de grande parte da população.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *