Em janeiro, Cianorte registra 699 casos de Covid-19 e oito mortes pela doença

Da Redação

Janeiro de 2021 é o segundo mês com maior número de casos de coronavírus confirmados em Cianorte. Ao todo foram 699 positivações da doença, além de oito mortes pela doença.

Durante praticamente todo o mês, a cidade ficou na bandeira vermelha de casos, o que significava que o município estava em uma situação de alto risco. No dia 30, a Secretaria de Saúde informou a alteração nesta situação, transferindo o status para laranja, ou seja, médio risco.

As bandeiras são uma forma de categorizar e mapear a situação da doença, baseada na situação de ocupação dos leitos e confirmações de casos.

O último boletim divulgado em janeiro foi o do dia 30. Neste dia a Secretaria de Saúde confirmou 45 novos casos e a morte de uma mulher de 88 anos devido à doença. Com as positivações, a cidade chegou a 3.577 casos da doença, destes 3.342 estão recuperados, 44 foram a óbito e 185 continuam em isolamento domiciliar.

Óbitos

Entre os óbitos confirmados no último mês estão cinco mulheres, de 70, 79, 84, 88 e 92, e três homens de 70 e 71 (2). Todos eles possuíam alguma comorbidade.

Decretos

Em janeiro, a Prefeitura de Cianorte emitiu dois decretos contra a doença. O primeiro, divulgado no dia 6 de janeiro, tornou as medidas de prevenção mais rígidas, já o segundo (divulgado no dia 22), flexibilizou as medicas. Os bares que antes funcionavam até às 22 horas passaram a trabalhar as 23, e o delivery que atendia até as 23 horas, passou a atender até às 24, por exemplo.

Vacinação

Janeiro também foi um mês de vitórias. No dia 19, os três primeiros profissionais da saúde foram vacinados no município.

A enfermeira da Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), Maria Alice Rufino Fernandes Bego; a técnica de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hindaia Barbosa da Silva de Souza; e o médico representante da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundhospar, Lucas Stocco, foram os primeiros vacinados.

Até o momento, conforme boletim da prefeitura divulgado nesta segunda-feira, 1º, 1.267pessoas foram vacinadas: dentre vacinadores e aplicadores da vacina; trabalhadores e idosos de instituições de longa permanência para idosos;  linha de frente de enfrentamento; da Atenção Primária e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); de laboratórios públicos e privados que coletam e realizam testes para a Covid; demais serviços de urgência e emergência; trabalhadores da Vigilância em Saúde; e de serviços públicos hospitalares e ambulatoriais.

Todas as 716 vacinas do Instituto Butantan já foram aplicadas. Já das 610 da Oxford/Fiocruz, foram aplicadas 551.

1º boletim de fevereiro: Cianorte registra sete novos casos e uma morte

No primeiro boletim de fevereiro, a Secretaria de Saúde confirmou sete novos casos da doença e um óbito. Dentre os novos contaminados estão duas mulheres (de 35 e 45) e cinco homens (de 18, 23, 30, 37 e 68 anos).

Os homens de 30, 37 e 68 anos desconhecem a forma de contágio. Os demais tiveram contato com casos confirmados anteriormente. Todos estão em isolamento domiciliar.

O óbito registrado é de um homem de 43 anos. Ele estava internado na Santa Casa de Londrina. O paciente foi a óbito no dia 29 de janeiro.

Ao todo, 3.584 pessoas foram contaminadas pelo vírus, 45 faleceram, 3.364 estão recuperadas e 170 seguem em isolamento. 82 pessoas aguardam resultado de exames.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.