Decreto retoma toque de recolher e altera horário do comércio noturno

Depois do relaxamento das medidas de precaução, flexibilização das medidas de segurança e aumento expressivo no número de casos de coronavírus, a Prefeitura de Cianorte divulgou na tarde desta segunda-feira, 30, novo decreto de número 225 com medidas de prevenção à doença. Foram retomados o toque de recolher, horário de fechamento de bares e restaurantes e a proibição de esportes coletivos.

“Como é de conhecimento de toda a população e da nossa região, aumento de pessoas positivadas no Brasil, Paraná, em Cianorte e na nossa região é alto. É impressionante como o aumento foi rápido, e nós temos que tomar atitudes”, disse o prefeito Claudemir Bongiorno durante uma live em uma rede social.

O toque de recolher volta a ser a partir das 23 horas até às 5 horas da manhã. “Não pode ter ninguém na rua neste horário, a não ser casos que justifiquem a permanência”, disse o prefeito.

Os mercados e supermercados poderão funcionar das 8h às 21h de segunda-feira a sábado, e aos domingos e feriados no horário a critério do estabelecimento. Já os bares, lanchonetes e similares poderão funcionar até às 23h de segunda-feira a domingo. O atendimento de entrega delivery poderá ser feito até às 24h.

O estabelecimento cuja atividade seja apenas de restaurante, de pizzaria e de sorveteria poderá funcionar de segunda-feira a domingo até às 23h.

O novo decreto proíbe a colocação de mesas e cadeiras no passeio público, ou seja, nas calçadas.

A proibição de aglomeração sempre existiu, mas agora está prevista no decreto.

A prática esportiva coletiva também foi proibida. “Não pode mais jogar futebol e tantos outros esportes coletivos”, reforçou o prefeito. 

“Se alguém for fazer festa em chácara, área rural, só pode ser feita com alvará da Polícia Civil, se a Polícia Militar ou fiscalização for ao local e não tiver alvará, a festa será interditada na hora, e as pessoas serão penalizadas”, disse o Bongiorno.

Segundo o prefeito, conforme foi pedido a população, ocorreu uma redução das aglomerações e reuniões em bares durante o fim de semana. “Sábado passei em vários lugares e parabenizo os comerciantes. Não vi duas ou três pessoas sem máscara, a maioria usava. Quero acreditar que vamos começar a reduzir o número de casos”, concluiu o prefeito.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *