Comportamento da população e comércio pode influenciar em restrições mais severas  

Apenas nos últimos três dias Cianorte registrou 128 casos de Covid-19. A partir do aumento expressivo do número de casos o prefeito Claudemir Bongiorno, em uma live em rede social, disse que equipes de fiscalização e da Polícia Militar estarão nas ruas a partir desta quinta-feira, 26, para analisar o comportamento da população e dos comerciantes.

Com base no que foi visto pelas equipes, será feito um decreto.  “Começaremos a partir de quarta-feira, 2. Vamos acompanhar o que realmente acontece no nosso comércio, em todos os setores. A Polícia Militar vai estar junto, mas fiquem tranquilos, não vamos multar, notificar ou fechar. Vamos aguardar o que vai acontecer nesta semana e final de semana, e segunda-feira vamos tomar atitudes que entendermos serem as melhores ao município”, explicou o prefeito.

Segundo o prefeito, caso a situação continue da forma atual, com pessoas usando máscaras do jeito errado ou estabelecimentos sem álcool gel sem respeitas as medidas de prevenção, quem será responsabilizado será o próprio estabelecimentos. “Se continuar igual estamos agora, provavelmente o decreto vai ser simples assim: usar álcool em gel, máscara e distanciamento. Não vamos conversar com quem não estiver usando, mas o estabelecimento que é dono do espaço onde essas pessoas estarão será fechado imediatamente sem notificação”, alertou.

 “Agora vamos tomar atitude, confesso que contra minha vontade, mas não posso ser omisso”, acrescentou Bongiorno.

O prefeito reforçou que caso o estabelecimento queira continuar aberto vai ser preciso ter um comportamento diferente e reforçar as medidas de prevenção. “Se quiserem ficar aberto, tem que ter comportamento bem diferente do que temos até agora, depois não vai adiantar reclamar”, afirmou. “Chegou ao local e a pessoa está com máscara no pescoço, ninguém vai falar com ninguém. Simplesmente, vai dar 10 minutos e o local vai ter as portas fechadas. Pode ser o maior mercado, ou o menor bar, vamos fechar o estabelecimento sem aviso”, explicou o prefeito.

Bongiorno pediu a colaboração dos donos de estabelecimentos e de toda a população. “Se não conseguir controlar ou você fecha ou nós vamos fechar você, não da para colocar em risco a vida de tantas pessoas”, reforçou.

O administrador ainda reforçou que os estabelecimentos que possuem mesas e cadeiras nas calçadas devem retirá-las.  “A calçada é pública, não pertence ao estabelecimento. Nós permitidos e ponderamos a situação, mas da forma como vem acontecendo não da mais, é visível”, lamentou o prefeito.

A partir da análise e relatórios recebidos na próxima segunda-feira, a administração vai verificar o tamanho da decisão que será tomada. “Se quiserem manter Cianorte aberta, mudem de atitude agora”, disse o prefeito. “Se as coisas continuarem como estão, vamos ter medidas duras a partir de segunda ou terça para salvar vidas”, finalizou o prefeito.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *