Centro de triagem deve iniciar atendimento na quinta-feira

O centro de triagem, criado pela Prefeitura de Cianorte, no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, localizado na Zona 4, deve iniciar seu funcionamento na quinta-feira, 14.

A estrutura, que separa os 30 leitos disponíveis no local, foi erguida em três dias, entre o dia 1° ao dia 3 de maio. No momento, a administração e equipe ainda precisam montar as macas e realizar a limpeza do local.

Conforme a administração, as pessoas com sintomas de coronavírus, deverão se direcionar ao centro de triagem, dessa forma a equipe terá maior controle sob os possíveis casos ou suspeitas.

De acordo com informação da Prefeitura de Cianorte, o investimento inicial será de R$ 400 mil, entre aluguel de estrutura, aquisição de medicamentos, equipamentos de proteção individuais (EPIs), equipe profissional, materiais, entre outros.

Além disso, a administração reforçou que optou por montar o centro de atendimento no Yoshito Mori devido ao fato do local ser de fácil acesso, ter estacionamento, salão amplo e uma boa quantidade de banheiros. Além disso, é próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o que facilita, no caso dos pacientes, precisarem fazer exame de Raio-X.

Segundo informações da prefeitura, inicialmente, o local vai funcionar 12 horas – das 8h às 20h. Serão duas equipes de trabalho, cada uma composta por, no mínimo, 12 pessoas, sendo: um médico, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um assistente administrativo, dois serviços gerais, um farmacêutico, um auxiliar de farmácia e um motorista.

“Na estrutura, além dos 30 leitos, dois consultórios, dois vestiários, duas farmácias, rouparia, também teremos um local para a armazenagem de medicamentos, DML, local de descanso para os profissionais, refeitório e banheiros”, destacou a secretária de Saúde, Michelly Poliana Viguiato Pricinotto.

“Com saúde não se brinca. Por isso, decidimos construir essa estrutura com o propósito de que todas as pessoas com suspeita de Covid-19 encontrem ali um primeiro atendimento médico e, se necessário, medicação. A princípio, não teremos internamentos no local. Será feito encaminhamento para a Santa Casa. Se no futuro o município chegar a ter todos os leitos hospitalares cheios, o Centro de Atendimento poderá fazer internamentos”, explicou o prefeito Claudemir Bongiorno.
 

Parte dos leitos já foi posicionada e montada: local deve ser limpo no início da próxima semana
Foto: Assessoria PMC

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp. Basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.