Webinar do Noroeste traz as tecnologias utilizadas em Maringá, Paranavaí e Jussara

Prefeitos e gestores públicos do Noroeste do Estado trataram na manhã de terça-feira (14) em evento online, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, o uso de tecnologias para atender a população, em especial neste momento que os municípios enfrentam a crise da covid-19. Diante da pandemia do novo coronavírus, cresce também a demanda pela oferta de serviços digitais. “Os exemplos de Paranavaí, Jussara e Maringá demonstram a importância da tecnologia na gestão pública, independente do tamanho do município. Se antes a tecnologia era importante, agora é imprescindível”, ressaltou o diretor da RCD, José Marinho.

Referência no Estado no conceito de cidade inteligente, Maringá conta com diversas plataformas digitais que visam atender a população. De acordo com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, dois novos aplicativos na Saúde serão lançados nesta semana. “São aplicativos com orientações e informações em tempo real sobre quantos casos têm em Maringá, taxas de ocupação de leitos e enfermaria”, conta, destacando também o início do uso da telemedicina na cidade.

O prefeito de Jussara e presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado (Amenorte), Moacir Luiz Pereira Valentin (o Tatinha), disse que a crise reforçou a importância da tecnologia para levar informação à população, em especial aos moradores do campo. “Tivemos que implantar várias situações para poder atender a população. A nossa preocupação são aquelas pessoas que não têm acesso às redes sociais”, lembra o prefeito.

No município de sete mil habitantes, as mídias sociais passaram a ser utilizadas para levar atividades, por exemplo, às pessoas da terceira idade e informações das Secretarias. Segundo o prefeito, o município também implantou um aplicativo para receber as demandas da cidade. “Vemos hoje a tecnologia tomando conta de tudo e aqueles que não acompanharem vão ficar para trás. É uma nova realidade e uma nova vida para a nossa comunidade”, completou o prefeito. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *