Conferência debate sobre Desenvolvimento sustentável

A Câmara Municipal de São Manoel do Paraná sediou, na última semana, a 3ª Conferência Municipal das Cidades. O encontro teve como tema central “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

Voltado à discussão de políticas públicas voltadas ao espaço urbano, o evento reuniu moradores, lideranças locais e representantes do poder público. A proposta foi fomentar o diálogo e incentivar a participação da população na construção de diretrizes para o crescimento organizado e socialmente justo do município.

Durante a conferência, o engenheiro civil Éder Dias Casola conduziu uma palestra técnica. A apresentação trouxe reflexões sobre os desafios da urbanização e sugestões para ampliar o acesso à moradia, à mobilidade e à infraestrutura básica. O palestrante abordou ainda aspectos da sustentabilidade e da inclusão social como eixos indispensáveis para o planejamento urbano.

O evento integrou o ciclo de conferências municipais promovidas em diversos municípios brasileiros como preparação para etapas regionais e estaduais, que antecedem a 6ª Conferência Nacional das Cidades. Essas discussões subsidiam o governo federal na formulação de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.