Cianorte tem 172 candidatos a vereador; 34,30% são mulheres

Para as eleições municipais de 2020, Cianorte conta com 172 candidatos a vereador. Destes, 59 são mulheres, ou 34,30% e 65,70% são homens. Dos 14 partidos, 13 cumpriram a cota de 30% de candidaturas femininas, ficando entre 33,33% a 45% do total.

Apenas um, PV, ficou com 28,57%.Dos 14 vereadores candidatos do partido, quatro são mulheres e 10 são homens, ou seja, apenas 28,57%, não atingindo a cota de candidaturas femininas.

O PSDB e PSL ficaram com 36,36% nas cotas femininas, dos 11 vereadores, quatro são mulheres e sete são homens.

Dos 15 vereadores candidatos nos partidos PL, PP e PSD cinco são mulheres, ou seja, 33,33% da cota de candidaturas são femininas. O  MDB, tem penas três candidatos a vereador, sendo uma  mulher. Rede e Republicanos também ficaram com 33,33%, dos 12 candidatos, ou seja, quatro são mulheres e oito são homens. O PT também atingiu a mesma percentual, com três mulheres entre os seis vereadores.

As mulheres representam 35.71% das candidaturas dos partidos Solidariedade e Patriotas. Dos 14 candidatos, cinco são mulheres.

O Cidadania e Podemos ficaram acima da Cota, com 45,45% e 31,25%, respectivamente. Do Cidadania, cinco dos 11 vereadores são mulheres. E o Podemos, tem cinco mulheres entre os 16 candidatos a vereador.

Participação feminina

As Eleições Municipais de 2020 podem ser um divisor de águas na valorização e na efetiva participação feminina no processo eleitoral brasileiro. Entendimentos consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julgamentos de casos concretos, e posteriormente inseridos nas resoluções que regulamentam o processo eleitoral, comprovam que a Justiça Eleitoral está atenta a toda e qualquer tentativa de fraude à cota de gênero nas eleições.

O estímulo à participação feminina por meio da chamada cota de gênero está previsto no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições. Segundo o dispositivo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *