Beto Preto garante que maiores de 18 serão vacinados até 20 de setembro

Da Redação

O secretário estadual de saúde, Beto Preto, visitou Cianorte, na manhã de sexta-feira, 30. Em um encontro com secretários e prefeitos dos munícipios atendidos pela 13º Regional de Saúde (RS), com sede em Cianorte, ele garantiu que toda a polução paranaense, maior de 18 anos, deve ser imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, até o dia 20 de setembro.

A expectativa é de que até a segunda quinzena de agosto, 80% dos paranaenses já estejam imunizados, e até o mês de dezembro com calendário vacinal completo. Segundo o secretário, crianças e adolescentes devem ser imunizados após o fim da vacinação dos adultos.

Ao lado do prefeito Marco Franzato, do presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste (Amenorte) e prefeito de Tapejara, Rodrigo Pezão, e a secretária municipal de saúde, Rebeca Galacci, Beto Preto, anunciou que medidas menos restritivas serão publicadas no próximo decreto estadual. A partir da próxima semana o toque de recolher será das 00 hora até às 5 horas. A tentativa do governo é diminuir a ocupação de leitos, principalmente por causas externas de violência, como acidentes de trânsito, brigas de bar, ou ferimentos por arma de fogo.

“O setor mais afetado com essa pandemia foi o de eventos. Queremos alterar algumas medidas e com base nos dados epidemiológicos, nós vamos permitir que retorne alguns eventos, ainda sem o número máximo de pessoas, e expandir a capacidade máxima de templos e sedes de igrejas, claro que isso tudo pode mudar conforme a necessidade, e o município também pode reavaliar, se necessário”, explica o secretário.

PÓS-COVID

Com avanço da imunização, o cenário pós-pandemia se torna uma realidade, e exige novas medidas. Beto Preto destacou que ao menos 800 a 1 mil pessoas atendidas pela 13° RS ficaram com sequelas de Covid -19, e necessitam de profissionais especializados para tratamento.

“Precisamos de alguma forma dar atenção à saúde mental da população, que é um grande gargalo da pós- pandemia. Investir em novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), mais profissionais, e aumentar o acesso a esse serviço. O número de fisioterapeutas e profissionais para tratar as sequelas do vírus não é o suficiente para atender a demanda, precisamos estudar formas facilitar esse acesso”, destaca o secretário.

A obra do Ambulatório Médico de Especialidade (Ame), em Cianorte, foi confirmada pelo secretário. Trata-se de um investimento de R$ 15 milhões. O prédio será construído em um terreno ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cianorte, e vai atender a população de Cianorte e da região.

“Estamos regularizando o terreno e o projeto. Vamos nos reunir e definir uma data para a entrega da obra. Com certeza esse alinhamento com o governo é muito importante para garantir isso”, destacou o prefeito Marco Franzato.

CIRURGIAS ELETIVAS

Com a liberação de alguns leitos e a diminuição de fluxo nos hospitais, à medida que suspendia temporariamente as cirurgias eletivas no estado, foi extinta no dia 12 de julho. Agora as secretarias municipais de Saúde devem  reavaliar a fila de espera, e retomar essas atividades.

“Precisamos fazer a qualificação da fila de espera. Pelo tempo que passou, alguns casos podem ser de mais urgência, outros podem ter sido resolvidos de outras formas. Na semana que vem teremos uma reunião com todos os secretários de saúde dos municípios, para estudar como faremos essa logística, e em quais hospitais essas cirurgias vão acontecer”, cita a diretora da RS, Adriana Batista Gonçalves Guimarães.