Cooperativa reúne produtores familiares dos municípios da Amenorte

Da Redação

Um grande passo em prol da criação da Cooperativa de Produtores Familiares dos Municípios da Amenorte foi dado na manhã desta terça-feira, 17. Isto porque, em reunião realizada em Cianorte, os agricultores que integrarão a iniciativa, técnicos da área e as autoridades políticas das 11 cidades da microrregião puderam conhecer a futura sede da organização e também o seu estatuto social. Com a cooperativa, os produtores locais poderão participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em âmbitos estadual e municipal, e do Compra Direta Paraná.

O trabalho teve início em setembro de 2021, com reuniões de apresentação sobre a criação da cooperativa.  O próximo passo será a convocação de uma assembleia para a eleição dos conselhos Administrativo e Fiscal. A previsão é que em julho a organização já esteja em pleno funcionamento.

“A cooperativa de pequenos produtores é uma intenção nossa desde que assumimos a pasta. Entendemos que não tem mais como você trabalhar a agricultura em geral, se não for em forma de cooperativa. Temos muitos recursos dos governos estadual e federal para beneficiar cooperativas. Então, se o produtor estiver sozinho, talvez ele não consiga acessar isso”, explicou o secretário de Agricultura de Cianorte, Anízio Menarim Filho.

A sede onde a cooperativa funcionará fica localizada na Estrada Rodeio, no cruzamento com a Estrada Ivaí (Antigo Laticínio Cia & Nata). De acordo com o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, a estrutura terá que passar uma grande reforma. “Realmente é um marco do cooperativismo envolver toda a região para trazer desenvolvimento para a produção rural. É um local que estava abandonado no passado, mas que iremos restaurar com a ajuda do nosso governador e de todos os nossos prefeitos da região. Faremos uma grande cooperativa para fortalecer os pequenos produtores. Estou feliz de estar aqui. É o começo de um grande projeto”, afirmou Franzato.

Para o presidente da Associação da Feira do Produtor Rural de Cianorte, Reinaldo Chaves, investir nos pequenos produtores do município ajuda alavancar a economia local. “Se o município investe no pequeno produtor, lá na frente a colheita será muito grande. Geralmente, os grandes produtores produzem e levam o dinheiro para fora. Já o pequeno produtor deixa o dinheiro dentro do município, no mercado, nas lojas, no comércio em geral. Investir no pequeno produtor rural é um grande negócio e vale a pena”, disse Chaves.