Cianorte recebe orquestra só de mulheres nesta quarta-feira

Da Redação

Cianorte irá receber na noite desta quarta-feira, 18, o concerto didático da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional do Brasil composta exclusivamente por mulheres. A apresentação irá acontecer às 19h30 no teatro Cândido Garcia (Unipar).

O evento é promovido pelo Sesi Paraná, que desde de 2008, atua em todo o Estado levando ações culturais e entretenimento para trabalhadores da indústria e para a comunidade. A entrada será gratuita para trabalhadores das indústrias, e a comunidade pode retirar ingressos trocando por 1 kg de alimento não perecível. Os convites estarão disponíveis para retirada na portaria do teatro a partir das 18h30 na data do espetáculo.

No repertório da Ladies Ensemble há clássicos conhecidos pelo público, como o Concerto Primavera (Allegro) e Inverno (Presto), de Antonio Vivaldi; Suítes da Ópera Carmen, de Bizet/Giraud; obras brasileiras, como a Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos; e Romance Sem Palavras, de Bento Mussurunga.

Ao longo da apresentação, haverá intervenção das musicistas com o público presente, contando um pouco da história dos compositores do repertório e o contexto da composição destas obras. Com 20 musicistas (corda, piano e percussão) no palco e a Maestrina Clara de Lanna, o concerto abordará a música clássica de forma didática e acessível.

Além deste repertório, a Ladies Ensemble também apresentará músicas universais – a World Music – usando também instrumentos orientais em solo. A instrumentista Myria Tokmaji tocará o Qanum, instrumento de origem persa. Myria é refugiada síria que foi naturalizada brasileira e terá a oportunidade de fazer um solo nestes concertos.

“A orquestra tem 13 anos de atuação com sede em Curitiba e programação anual. Com o conserto das rosas circulamos em 29 municípios do interior e esse ano iniciamos a Sinfonia para as Indústrias em diversas cidades do Estado. Desde 2009 promovemos encontro de musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações, abrindo  espaço para as mulheres como protagonistas em orquestras, cujo universo não possui presença feminina considerável, especialmente em posições de liderança”, comenta a diretora e fundadora Fabíola Akel.

O concerto se apresentou em Apucarana, ontem, 17, e estará em Umuarama, amanhã, 19, concluindo o circuito em Terra Roxa na sexta-feira, 20.