Temporal do fim de semana deixa prejuízos em Cianorte

Da Redação

As fortes chuvas da madrugada deste sábado, 23, deixaram prejuízos em Cianorte. De acordo com a Defesa Civil, houve quedas de árvores e galhadas em diversos pontos da cidade, além de casas destelhadas. Equipes ainda trabalham para a retirada de mais de 60 árvores que caíram com o temporal.

Segundo os dados de Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), as rajadas de vento de chegaram até 70 km/hora, além da marca de 25 milímetros de chuva. Com o temporal, pelo menos duas casas foram destelhadas, 190 residências ficaram sem energia e parte da cidade sem abastecimento de água.

De acordo com a Sanepar, o temporal provocou queda de energia elétrica na captação de água do Ribeirão Bolivar, paralisando o sistema de produção e distribuição de água de Cianorte. Os bairros atingidos foram Zonas 1, 2, 3, 4, 6 e 7, Morada do Sol, Santa Felicidade,  Aquiles Comar, São Francisco, Ovídio Franzone, Ilha Bella, Parque Industrial e distrito São Lourenço.

A Sanepar enviou caminhão pipa para amenizar o desabastecimento. A normalização completa do sistema de distribuição de água ocorreu no meio da tarde do domingo, 24.

Foto: Assessoria

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, mobilizou as equipes, que durante todo o final de semana, desobstruíram as vias para garantir a passagem de veículos e pedestres. Em alguns locais a fiação elétrica foi atingida, o que gerou a necessidade do desligamento da rede pela Copel. Algumas residências ficaram aproximadamente 30 horas, sem energia elétrica.

Este já é considerado um dos piores eventos climáticos na região Noroeste, com rajadas de vento que chegaram a 91,8 km/h, de acordo com o Simepar. Em toda a região, ao menos 166 postes quebraram com os ventos fortes e a queda de árvores sobre as redes elétricas.

O evento climático trouxe danos severos para as redes de energia em toda a região. Houve ocorrências para atendimento em cidades como Floraí, Jardim Olinda, Esperança Nova e Doutor Camargo e Paranavaí, onde 267 domicílios ficaram sem luz.