Escritores se reúnem para formar Academia Cianortense de Letras

Da Redação

Um grupo de escritores, professores e historiadores de Cianorte se reuniram nesta quarta-feira, 20, para debater a abertura da Academia Cianortense de Letras. A reunião aconteceu na sede do Lions Clube e contou com a visita de integrantes da Academia de Letras de Maringá (ALM).

O grupo, inédito na cidade, recebeu orientações da presidente da ALM, Maria Eliana Palma, e outros integrantes da entidade maringaense. A reunião contou com trocas de experiências e conhecimento.

“Nós reunimos alguns escritores da cidade, e junto com os integrantes da ALM vamos tirar duvidas e apresentar a ideia. Queremos fomentar a cultura na região e trabalhar com projetos destinados à comunidade”, comenta o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Severino de Jesus.

A academia deve contar com nomes importantes na cidade, como Isaura Varela, Lau Gallo, Jaqueline Plácido, Edneia Jancomini Kasuo, Quirino Ramos, Maia Daniele Fontan, Lincoln Munhoz, além e Tania Sydor e Hélio Sydor (tesoureira e presidente do Lions clube Cianorte).

A escritora Eliane Palma está há quase 30 anos na ALM, com vários livros publicados, ela tem exemplares direcionados a pais, familiares e professores de pessoas com espectro autista.

“Após o diagnóstico do meu neto, nós procuramos o que havia de melhor em tratamentos médicos e por entender que algumas pessoas não tinham acesso a tais informações, eu escrevi alguns livros. Um deles com a minha neta de três anos, onde juntas falamos como é a convivência de crianças com irmãos e familiares autistas”, comenta a Eliane.

ACADEMIA BRASILEIRA

Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição literária brasileira fundada no Rio de Janeiro, em 1897 por escritores como Machado de Assis e Ruy Barbosa.

A entidade tem por objetivo o cultivo da língua portuguesa e da literatura brasileira. Além de ser responsável pela edição de obras de grande valor histórico e literário, e atribui diversos prêmios literários.