Rajadas de vento e frente fria chegam ao Paraná

Ventos fortes foram registrados nesta terça-feira,30, em praticamente todas as regiões do Paraná. No decorrer da tarde, os ventos se intensificaram chegando a 70 km/h no Centro-Sul.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos devem variar de 60km/h a 100km/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

Uma nova frente fria avança pelo Paraná ao longo do dia, mas com chuvas menos expressivas. Temporais pontuais não estão descartados, e os ventos de norte/noroeste sopram com intensidade moderada a forte por alguns momentos.

Na quarta-feira (1), o tempo fica mais firme e o sol aparece. Porém, uma massa de ar mais gelada derruba as temperaturas, e o Paraná deve ter dias seguidos de muito frio pela manhã, com possibilidade de formação de geadas de quarta até o sábado (4), com mínimas que podem ficar abaixo de 0ºC.

Ciclone

Nesta terça-feira (30), o fenômeno ciclogênese explosiva, conhecido como ‘ciclone bomba’, atinge o Paraná com fortes temporais e rajadas de vento. Em entrevista para o Paraná Portal, o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Paulo Barbieri, tranquiliza a população e afirma que é um fenômeno comum. “Ele vai se posicionar sobre o oceano e vai causar muito vento, nada de diferente dos outros ciclones que já passaram pelo Estado.”

O fenômeno é comum no inverno, mas ocorre com mais frequência na Europa e nos Estados Unidos. No Atlântico Sul, é mais comum na costa da Argentina ou no cinturão da Antártida.

O ciclone provoca uma queda rápida da pressão atmosférica e se forma quando o ar frio se choca com o ar mais quente. Os ventos fortes criam um efeito de centrifugação.

Devido as fortes ventanias, equipes do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) já registraram pontos de queda de árvore na PR-323, entre o Rio do Índio e o Trevo de Marabá.

Quedas de árvore são registradas na PR-323. Foto: Divulgação PRE

Temperatura

Conforme dados do Simepar, a temperatura em Cianorte cai nos próximos dias. Nesta quarta-feira, as temperatura podem chegar aos 8°C com máxima de 19°C. Até o sábado, 4, as temperaturas mínimas variam entre 4 e 5°C, e as máximas ficam entre 19 e 21°C. O sol deve predominar durante a semana.

Entre o próximo domingo, 5, e terça-feira, 7, as temperaturas aumentam, chegando aos 23°C e com mínimas entre 12 e 17°C.

Com informações do Paraná Portal.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.