Novo trecho de avenida vai ligar Seis Conjuntos e Vila Sete ao centro

Cianorte
Da Redação

A Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) iniciou há cerca de 20 dias o prolongamento da avenida Souza Naves, no centro de Cianorte. A obra faz parte do projeto do novo centro, que prevê melhorias nas vias para desafogar o trânsito no miolo da cidade, principalmente nos horários de pico.

De acordo com o supervisor de negócios imobiliários da Companhia de Melhoramentos, Elton Gomes Ferreira o objetivo da obra, que tem previsão de gastos em R$ 700 mil, é ligar os bairros ao centro. “Com essa ligação a (avenida) Souza Naves vai passar pela praça Santos Dummont , da rodoviária, cruzar a Avenida América, passar pelo novo centro e ligar a zona sete”, acrescentou Ferreira.

Como destacou o supervisor, a obra trabalha a mobilidade da cidade. “Normalmente, a população vem ao centro pela Pará ou pela Maranhão. E tudo isso envolve a questão da mobilidade. Agora poderão pegar a Maranhão e sair na Avenida Acre, vai subir pela Acre e cair direto no centro. Isso vai acabar tirando e dividindo o fluxo da Maranhão e Paraíba, ajudando muito na mobilidade”.

Segundo o supervisor a obra é um pedido antigo dos moradores. “Foi aprovado o loteamento com o acesso, essa exigência da cidade. Então o município vinha nos cobrando a realização da obra”, contou.

No cruzamento das avenidas, a CMNP fará a execução do projeto, galeria pluvial e o replantio das árvores. “Tudo está previsto no projeto, compromisso da Companhia”, afirmou.

Sinalização

Conforme Elton Ferreira, a questão da sinalização depende da Diretoria de Trânsito de Cianorte (Diretran). “Eles ainda vão verificar a questão do trânsito, do movimento no local, para ter uma decisão concreta de como vai ser o funcionamento do semáforo, questão de tempo. Isso tudo fica para um segundo momento”, explicou.

Obra

A obra começou no final de novembro e tem um período de execução de 60 dias. “Serão em torno de 60 dias para a conclusão da obra. Porém, é preciso levar em conta o período de final de ano, férias coletivas, período de chuva. Mas achamos que entre janeiro e fevereiro deve estar tudo pronto”, contou o supervisor.

Previsão é que obra seja concluída entre o fim de janeiro e começo de fevereiro
Foto: Renata Martins

Construção é marcada por polêmica

O início das obras do prolongamento da Avenida Souza Naves foi marcado por uma polêmica que colocou em choque os associados da Feira do Produtor e a administração municipal. Com a obra, a Companhia se viu obrigada a demolir os banheiros utilizados justamente pelos feirantes, alojados improvisadamente por onde a nova via vai passar, até que outra obra – a reforma da Praça Itamar Orlando Soares – ficasse pronta.

Conforme o supervisor Elton Ferreira, para que o trabalho da construtora não seja comprometido com atrasos, as obras foram iniciadas pela Avenida Souza Naves no sentido contrário. “Dessa forma, da mais tempo para os feirantes possam se organizar e talvez transferir a feira”, disse. “Agora ficamos de aguardar o que vai ficar melhor para os feirantes”, acrescentou.

Projeto do novo centro é de 2011

O início da obra da avenida foi estratégico. A CMNP aguardou o melhor momento para dar início aos trabalhos no local. “Hoje, a empresa trabalha diferente. Temos muitos imóveis à venda e temos feito muita divulgação, disponibilizando vários lotes nas zonas 7, 6, 1 e 2, e o próprio novo centro, que tem um planejamento de estudo de mercado específico. Estamos fazendo a prospecção de vários investimentos, buscando parcerias pra poder desenvolver”, contou Ferreira.

De acordo com o supervisor de negócios imobiliários, a partir deste ano e no ano que vem a companhia vai desenvolver diversos produtos e projetos. “Com isso, tenho certeza que a cidade vai melhorar muito. Gerar mais receita e mais empregos. Vai melhorar bastante a cidade, principalmente na construção civil”, finalizou.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.