Bongiorno flexibiliza restrições, libera academias e abertura de conveniências

O prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno anunciou agora a pouco a flexibilização do seu último decreto de enfrentamento à pandemia contra o coronavírus na cidade ao liberar a abertura e funcionamento de academias, lojas de conveniência e cultos religiosos. Além dos dois setores beneficiados, o prefeito também permitiu a extensão do horário de atendimento de bares, lanchonetes e supermercados durante a semana e nos sábados, assim como diminui a janela do toque de recolher estendendo o horário limite para que as pessoas pudessem circular das 21 às 22 horas.

O novo decreto de número 137 entra em vigor a partir desta sexta-feira, 17, e não possui tempo determinado para vigorar. Segundo o prefeito, as medidas podem ser alteradas, seja para deixá-las mais flexíveis ou mais rigorosas a qualquer momento, caso a curva de casos volte a crescer.

Conforme o prefeito Bongiorno, os mercados e supermercados poderão funcionar das 8h às 21h de segunda-feira nos sábados. Aos domingos e feriados a abertura dos estabelecimentos fica a critério dos proprietários.

Bares, lanchonetes e similares estão permitidos de funcionarem até às 21 horas, de segunda a sábado, já aos domingos e feriados até às 12 horas. Além disso, estes estabelecimentos poderão trabalhar com o delivery até às 23 horas.  Os restaurantes que até agora funcionam até às 20 horas, poderão ficar abertos até às 22 horas.

Segue proibida a abertura de boates, casas noturnas, centro de treinamento coletivo de esportes, saunas e salão de festas.

Academias e lojas de conveniência 

As lojas de conveniência poderão abrir durante o período de funcionamento dos postos de gasolina. Porém, está proibido o consumo de bebida alcóolicas nas dependências do posto. Além disso, conforme o prefeito, não pode haver mesas e pessoas bebendo no pátio.

Segundo o prefeito, a redução do horário da academia não teve êxito. Por isso, o horário será flexibilizado conforme o critério dos estabelecimentos.

Celebrações religiosas

As celebrações religiosas também foram autorizadas. As missas, cultos e eventos religiosos podem acontecer com 50% da capacidade dos seus templos.

Fiscalização

O prefeito Claudemir Bongiorno reforçou que as fiscalizações serão feitas constantemente. “Não vamos ter dificuldade em fechar estabelecimentos, caso seja necessário”, disse o prefeito. Bongiorno ainda pediu ajuda da população e informou que o município está preparado e tem condições de cuidar de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *