Bongiorno determina uso de máscaras e anuncia antecipação de 30% do 13º

O prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno anunciou no fim da manhã de hoje, 17, que a partir da próxima quarta-feira, 22, será adotado o uso obrigatório de máscaras respiratórias em locais públicos em toda área urbana do município. A determinação, publicada através de decreto, com data de quinta-feira, 16, prevê o uso da proteção para pedestres que estiverem em vias públicas, transporte coletivo, táxi, aplicativo ou compartilhado, para uso em locais com mais de uma pessoa, inclusive filas, e em qualquer repartição pública ou privada.

O anúncio foi feito através de uma live do prefeito nas mídias sociais oficial da Prefeitura de Cianorte. Já o decreto traz exigências sobre o uso e especificações sobre a máscara respiratória, que segundo o texto, devem ser feitas nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Quem for flagrado sem a proteção pode pagar multa e até ser responsabilizado criminalmente pela imprudência.

Antecipação

Além da nova determinação, Claudemir Bongiorno também anunciou que vai antecipar 30% do décimo terceiro dos servidores públicos municipais no dia 15 de maio. A medida, segundo o prefeito, vai injetar cerca de R$ 2,5 milhões no comércio local e ajudar a economia da cidade no momento crítico da crise causada pela pandemia provocada pelo coronavírus.

De acordo com Bongiorno, a prefeitura tem esse dinheiro em caixa e no momento não faz sentido ficar com esse recurso parado no caixa do município com o comércio local passando por um momento tão delicado. “É uma forma de fomentar o nosso mercado. A gente precisa fazer girar dinheiro no nosso comércio”, justificou.

Contratações

Ainda em seu pronunciamento de hoje pela manhã, Claudemir Bongiorno comemorou o fato de os dois hospitais da cidade estar há 15 dias sem internar pacientes com sintomas da Covid-19. Ele disse que a janela sem registro revela que o isolamento social está funcionando, mas é preciso não relaxar nos cuidados com o contágio do coronavírus. “É uma notícia boa, mas não podemos considerar como relaxamento”, alertou.

O prefeito também anunciou a contratação e a nomeação de seis novos enfermeiros e sete outros médicos pela Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais vão atuar diretamente no atendimento da população na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas unidades básicas de saúde.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.