Alimentar peixes da Pracinha do Japonês pode causar mortandade de cardumes

A Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias municipais de Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Agricultura, solicita à população e visitantes para que não tentem alimentar os peixes da Praça Francisco Kanô, popularmente conhecida como Pracinha do Japonês. O local, que é um dos pontos turísticos da cidade e, desde 1980, faz parte da memória afetiva dos cianortenses, está enfrentando problemas por conta dos alimentos lançados na água.

“Jogar pães, biscoitos, verduras, rações para cães e gatos, entre outros gêneros, é bastante prejudicial, pois esses produtos, além de serem inadequados e de difícil digestão para os peixes, sujam a água e produzem fungos e bactérias que reduzem a oxigenação e podem causar a mortandade”, explica Georges Charron Júnior, secretário da pasta de Agricultura, que é o órgão responsável pelo tratamento dos cardumes. “Cada espécie recebe, regularmente, o alimento específico que fornece o aporte equilibrado de nutrientes para que os peixes possam se manter saudáveis e viver por anos. Por isso, as pessoas não devem lançar comida”, reforça.

Outro problema similar, é o lixo descartado irregularmente, que acaba indo parar nos lagos. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Allan Marchini, apesar do local contar com lixeiras, é comum a equipe de limpeza encontrar sacolas, copos plásticos, garrafas pet, latas, palitos de sorvete e outras embalagens nos gramados, arbustos, pedras e outras estruturas. “Pedimos para que os visitantes colaborem com a manutenção, ajudando a preservar o espaço que é de todos”, salientou. A praça passou por revitalização no final do ano passado, quando recebeu remodelação do paisagismo, mais iluminação, reconstituição dos lagos artificiais, a soltura de peixes, entre outros.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.