Adriana Polizer é a única mulher entre os novos prefeitos da região

Frases como “lugar de mulher é na cozinha” e “mulher não entende de política” já não são comuns como antigamente. Apesar de ainda baixa, a presença da mulher na política começa a ser mais notada. Em 2020, Adriana Polizer (PROS) venceu o pleito e irá comandar Japurá nos próximos quatro anos. Em 2016, apesar de nenhuma mulher ser eleita, duas concorreram ao cargo, em Indianópolis e Guaporema.

Para Adriana, ainda há pessoas que são muito conservadores e que acabam tendo preconceito ou receio de colocar uma mulher no comando. “Por mais que a mulher esteja mostrando a importância dela ao lado do homem, na sociedade e em todos os segmentos, ainda existe um pouco de receio”, afirmou.

De acordo com a prefeitura eleita e servidora pública de carreira, sua vitória quebra um tabu criado. “Eu vejo que nossa eleição quebrou um pouco isso. Significa que a as pessoas estão vendo a mulher tão importa quanto o homem”, esclareceu;

Durante sua campanha, Adriana disse que não passou por nenhum constrangimento ou preconceito. “Tenho que ser muito grata a todas as pessoas. Indiferente da pessoa, homem ou mulher, jovem, adolescente, não tive nenhum preconceito. Fui muito bem tratada por todos. Não sofri nada durante a campanha, pelo contrário, fui abençoada com muito respeito”.

Nova prefeita

Conforme contou Adriana Polizer, ainda não foi possível descansar, mas muitos trabalhos já estão em andamento. “Ainda não parei, não consegui responder todas as mensagens. Encontro pessoas na rua e sempre manifesto a minha gratidão, agradeço o carinho que tenho recebido”, disse.

Segundo a nova prefeita, que começa a atuar na administração em 2021, ela já conversou com um deputado federal, pedindo emendas para o ano que vem e tem reunião com outro deputado estadual nos próximos dias. “E a partir da semana que vem, vamos formar nossa equipe”, revelou Adriana. “Vou trabalhar todos os dias pra fazer um trabalho bonito e honrar os votos que eu tive”, concluiu.

“Vejo uma necessidade da mulher se comprometer mais com a política”

Com relação aos vereadores eleitos, dos 109, apenas 17 são mulheres. De acordo com a eleita prefeita de Japurá, Adriana Polizer, apesar de estar mais presente, a mulher ainda precisa se envolver mais na política. “Ainda temos poucas mulheres diante do número de cadeiras, isso vem melhorando, mas também mostra a necessidade da mulher se envolver”, reforçou.

Na região, apenas Adriana concorrei ao pleito. “É uma minoria que concorre como prefeita e vereadores. São poucas mulheres que estão se envolvendo, vejo uma necessidade da mulher se comprometer mais, se envolver mais com esse lado político”, afirmou.

Segundo a nova prefeita, a mulher possui um lado materno forte, mas sabe o momento de se impor e tomar grandes decisões. “Temos o lado emocional e o racional, e sabemos usar esse lado mais administrativo. Hoje mulheres estão à frente nas residências. Temos um lado doce, mas no momento oportuno sabemos usar lado lógico, da razão, com sabedoria”, disse.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *