Véspera de feriado lota supermercados de Cianorte

Da Redação

 

Os supermercados de Cianorte ficaram lotados com a véspera de feriado prolongado.Um dos produtos mais procurados nesta semana é o pescado, especialmente o bacalhau, cujos preços estão mais salgados do que o habitual. Mesmo com o quilo do peixe tradicional chegando a atingir R$ 140, as vendas de pescados registram um aumento de pelo menos 30%, um fenômeno esperado para o período da Quaresma.

Durante a Quaresma, é incentivado o consumo de proteínas alternativas à carne e ao frango, especialmente às quartas e sextas-feiras, até a Páscoa, o que impulsiona ainda mais as vendas de pescados.

Os mercados tradicionalmente reforçam seus estoques de pescados e frutos do mar para atender à crescente demanda. A rede paranaense Super Muffato é uma das que espera um aumento nas vendas, especialmente de bacalhau e tilápia, os peixes mais populares nesta época do ano.

Desde 2004, o consumo per capita de pescados no Brasil aumentou de 6,5 kg para 10 kg por habitante por ano, representando um aumento de 65% até 2023. O pico do consumo ocorre durante a Semana Santa, seguido por uma queda até agosto ou setembro, quando o consumo de peixe é retomado.

De acordo com estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), o Produto Interno Bruto (PIB) da aquicultura e da pesca alcançou R$ 25 bilhões até o ano passado, com uma tendência de crescimento anual. Esse cenário reflete não apenas a tradição cultural, mas também uma mudança nos hábitos alimentares da população brasileira, que está cada vez mais valorizando o consumo de pescados em sua dieta.