Última sessão ordinária do ano é marcada por homenagens

Assessoria

A noite da última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cianorte do ano de 2021 foi repleta de muita emoção. Realizada nesta segunda-feira, 13, a Casa de Leis recebeu convidados especiais que foram homenageados pelos serviços prestados em prol da população cianortense.

O primeiro homenageado da noite foi o Major Elisvaldo Balbino dos Santos, que recebeu das mãos do presidente da Câmara Wilson Pedrão e do prefeito Marco Franzato, o título de Cidadão Benemérito de Cianorte. A honraria foi cedida conforme a Lei nº 5.194/2020, de autoria da ex-vereadora Santina Buzo.

Major Balbino foi Comandante da Patrulha Rural de Cianorte de janeiro de 1996 a setembro de 2001, retornando para cidade como Comandante da 5ª CIPM em março de 2019 onde ficou até setembro de 2021, quando foi transferido para Campo Mourão.

Mesmo tendo sido classificado em outras localidades do Estado, Major Balbino fixou residência para os seus pais no município desde o ano de 2014. Sob o seu comando a 5ª Companhia teve os menores índices de criminalidade já registrados. Em seu discurso, o Major Balbino agradeceu a homenagem, a todos os que trabalharam com ele na 5ª CIPM e disse que, hoje ele está em Campo Mourão, amanhã não sabe onde poderá ser enviado, mas que ao se aposentar voltará a viver em Cianorte, pois foi muito feliz nesta cidade.

Em seguida, houve a entrega dos certificados de Voto de Louvor ao delegado da Polícia Civil, Wagner Soares Quintão dos Santos, a escrivã Simone Ziliane, e os peritos criminais da Polícia Científica do Paraná, Luís Noboro Marukawa, Giovani Goraiebe Pollachini e Willy Siqueira Puntigam.

Os votos atendem ao Requerimento nº 308/2021, de autoria do próprio presidente do Legislativo, Wilson Pedrão, pelos relevantes serviços prestados à comunidade cianortense, especialmente pelos trabalhos desenvolvidos no inquérito policial no caso Cristoffer Rodrigo Mattos Raimundo, menino de três anos de idade que morreu no dia 25 de março deste ano, após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Cianorte, com parada cardíaca e vários hematomas pelo corpo, com indícios de violência física e sexual.

Fazendo uso da palavra, Luís Noboro Marukawa falou em nome de todos os peritos da Polícia Científica do Paraná. Lembrou-se de todos os profissionais que trabalham na Polícia Científica, que desenvolvem suas atividades de elucidação de crimes como o ocorrido em Cianorte e são pouco lembrados. Agradeceu o reconhecimento pelos trabalhos desta divisão que é recente, tem pouco mais de duas décadas de trabalho no estado, enquanto a Polícia Militar é centenária, mas tem se investido para crescer e os peritos que se empenham para fazer sempre o melhor. Dr. Wagner Soares Quintão dos Santos, delegado da Polícia Civil em Engenheiro Beltrão e da Delegacia da Mulher em Cianorte, parabenizou o Município pelo investimento em segurança, para tornar a cidade ainda mais segura para toda a comunidade, com ações que tem contribuído de forma significativa para esse avanço. Destacou o trabalho sobre a violência doméstica contra crianças, adolescentes e mulheres, que busca punir os agressores e, no caso do menino Cristoffer, o autor do crime segue preso após o trabalho em conjunto das Polícias Militar, Civil e Científica.

Por fim, o prefeito Marco Franzato fez uso da palavra agradecendo o trabalho e dedicação de todos que atuaram no caso, e também a cada servidor público que ajudou a construir Cianorte em 2021. O presidente Wilson Pedrão também agradeceu a todos os servidores da Câmara de Vereadores de Cianorte e aos colegas pela parceria neste primeiro ano de mandato.