Trabalho de limpeza retira 4.500 litros de lixo do rio Fantasminha

Assessoria PMC

Preocupada com a preservação da fauna e flora local, a Secretaria de Meio Ambiente de Cianorte está reforçando os trabalhos de limpeza dos rios. A iniciativa é realizada por meio da Brigada Florestal do Parque Cinturão Verde. No início deste mês, o primeiro a passar pela limpeza foi o Manduhy, de onde foram retirados 1.380 litros de resíduos, como garrafas PET, sacolas plásticas e embalagens. Nesta semana, foi a vez do Rio São Tomé, mais conhecido como Fantasminha, que resultou no recolhimento de 4.500 litros de lixo, em sua maior parte de materiais recicláveis.

Os resíduos seguem para a Associação Assistencial dos Agentes Ambientais de Reciclagem, onde passam por triagem. “O que não pode ser reaproveitado é destinado para o aterro sanitário. Esse é um processo que as pessoas deveriam fazer em casa: promover a separação e acondicionamento correto do lixo, a fim de evitar que esse material vá para as galerias pluviais, chegue aos rios e contamine o meio ambiente”, alerta a secretária de Meio Ambiente, Daniella Carraro Parreiras.

Segundo ela, a população precisa se conscientizar da importância da prevenção da natureza para a saúde humana. “É importante lembrar que a poluição da água afeta diretamente o solo, a fauna, a flora e a qualidade de vida humana”.

Nas próximas semanas, as ações de limpeza seguem para os rios Cristalino, Guassupé e Corujinha.