Somente 23% dos alunos da rede estadual retornaram às aulas

Da Redação

Os alunos da Rede Estadual de Educação voltaram às aulas presenciais hoje, 09. Segundo o Núcleo Regional de Educação de Cianorte (NRE), 3.511 alunos iniciaram as aulas no formato presencial/híbrido, que representa apenas 23% de um total de 15, 5 mil alunos, entre a grade regular de ensino, educação de jovens e adultos, e cursos técnicos. A expectativa do NRE é que esse número chegue a 4,5 mil alunos até a próxima sexta-feira, 13.

Na região de Cianorte, os alunos vão substituir as aulas online pelas presenciais de forma escalonada e com distanciamento. O termo de autorização para o aluno frequentar as aulas, não é mais válido, aqueles que não podem retornar por pertencer ou ter um familiar no grupo de risco, deve procurar a secretaria da escola.

Depois do recesso escolar, com início no dia 21 de julho, todas as 33 escolas do Núcleo de Cianorte retornaram com atendimento presencial. Algumas delas com mais alunos, e esse quantitativo vem aumentando gradativamente, na medida em que os pais vão ganhando confiança e enviando os filhos.

 

“Neste momento o pedido é para que todos façam o retorno. Teremos que fazer o escalonamento por conta do protocolo de biossegurança, mas a expectativa é que todos os alunos possam estar passando pela escola no presencial através do escalonamento. Sabemos que muitos pais ainda estão preocupados, mas na medida em que o retorno for acontecendo dentro do ambiente escolar, que é controlado e seguro, eles vão ganhando confiança e aos poucos estarão enviando os filhos”, explica o chefe do NRE de Cianorte, Emerson Tolentino de Matos.

Em um ofício, destinado aos NREs do estado, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, pediu o retorno às aulas presenciais.

Segundo a secretaria, todos os estudantes têm direito a retornarem presencialmente. No entanto, a prioridade será daqueles sem acesso às aulas on-line e que estão com dificuldade de aprendizagem, havendo capacidade física para o recebimento de mais estudantes, a gestão das escolas deverá ampliar o chamamento a todos.

VACINAÇÃO

O NRE informou que dos 1, 2 mil profissionais da rede estadual, todos estão imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e iniciou no mês de agosto a aplicação da segunda dose.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, dos 1364 profissionais do ensino básico, entre a rede municipal e particular de ensino também foram imunizados com primeira dose, e 11 com segunda dose. A previsão é para o calendário vacinal estar completo até o início de outubro.