Solenidade marca formatura de atiradores e troca de comando do TG em Cianorte

Assessoria PMC

A emoção tomou conta das dependências do Tiro de Guerra 05-011 (TG), na noite da última terça-feira, 30. Isto porque, a ocasião celebrou o encerramento das atividades de instrução da turma de 2021, com o licenciamento de 86 atiradores. O evento marcou também a despedida do chefe da Instrução, 1º Sargento Caio Adriano Dutra dos Santos, transferido para Brasília/DF. A formatura contou, ainda, com a entrega de medalhas e certificados aos soldados que se destacaram ao longo do ano.

Este ano, com a formatura da 52ª Turma de Instrução, o TG de Cianorte atingiu a expressiva marca de 5.016 atiradores. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades locais, familiares, colaboradores e ex-atiradores. Foram agraciados com brindes o atirador destaque do ano, Francesco Soares Amorim; o 1º colocado no Concurso de Tiro ao Alvo, Márcio Aparecido Capelini Junior; o 2º colocado no Concurso de Tiro ao Alvo, Mateus Marcelo de Almeida Fanti; o 1º colocado na Prova de Aptidão Física, Pedro Arthur Nunes Bazotti; e o 2º colocado na Prova de Aptidão Física, Guilherme Calori dos Santos Lima. Também foi realizada a entrega de medalhas comemorativas do Tiro de Guerra e de diplomas aos colaboradores que, direta ou indiretamente, auxiliaram de maneira relevante na formação dos atiradores durante o corrente ano de instrução, além da promoção de 14 monitores à graduação de Cabo na reserva de 2ª Categoria, que receberam as insígnias pelas mãos de seus familiares.

Ao realizar a passagem do comando da unidade para o 1º Sargento Lemes, o até então comandante do TG, 1º Sargento Caio, aproveitou para agradecer a comunidade cianortense pelo acolhimento durante sua permanência na cidade. “Foram dois anos intensos de muito trabalho e realizações. Ser instrutor e comandar o TG foram uma das melhores missões que recebi do Exército Brasileiro. Fui muito feliz em Cianorte, uma terra querida, de gente hospitaleira, simpática, feliz, de fácil trato, que acolheu muito bem, a mim e minha família. Fizemos grandes amizades. Podem acreditar, este é um lugar muito bom para viver, em todos os aspectos. Assim, Cianorte ganhou mais um filho, mais uma família. Jamais esquecerei das experiências vividas nesta terra abençoada e, para onde eu for, levarei esta cidade em meu coração”, finalizou.

Na oportunidade, o vice-prefeito João Alexandre Teixeira, que representou o prefeito Marco Franzato, parabenizou os atiradores pela coragem e dedicação. “Vocês todos são vencedores e foram fortes de chegarem ao final desta instrução. A disciplina aprendida no TG é uma conquista que deve ser levada ao longo da vida em todas as suas relações. Aproveito a ocasião para agradecer o Sargento Caio, pelo trabalho realizado em nossa cidade. Um profissional muito gentil, humano e dedicado às questões sociais e dizer que, aqui em Cianorte, ele deixa grandes amigos, e faço votos de que seja muito feliz nesta nova caminhada”, afirmou João Alexandre, que esteve acompanhado pelo secretário municipal de Defesa Social, Tenente-coronel Elias Ariel de Souza.

Chefe de instrução do TG Cianorte é homenageado pelo Exército Brasileiro

Em solenidade realizada no último dia 27 de novembro, a Seção de Tiros de Guerra da 5ª Região Militar (STG/5ª RM) entregou o Distintivo de Comando em Bronze, concedido pelo Comandante Militar do Sul (CMS), aos militares que exerceram a função de chefe da instrução nas unidades de Tiro de Guerra (TG) de Cianorte. O agraciado foi o 1º Sargento Caio Adriano Dutra dos Santos. A entrega foi realizada pelo Coronel Wilton Carlos Sanchez Lima, chefe da STG/5ª RM.

A cerimônia aconteceu durante a formatura de encerramento do ano de instruções do TG de Londrina, que contou com a presença do vice-prefeito local, João Mendonça, e familiares dos agraciados. Além do representante do TG 05/011 de Cianorte, também receberam a homenagem o Subtenente Vagner Dias da Costa (TG 05/001); o Subtenente Antonio Carlos Matos Moreira (TG 05/003); o 1º Sargento Anderson Mafioleti Denoni (TG 05/007); o Subtenente Jeferson Luis Mendes (TG 05/013); o Subtenente Paulo César Grellert (TG 05/005); o 1º Sargento Marcelo Polazzo (TG 05/008); e o 1º Sargento Rafael Galli Cassel (TG 05/017).