Prefeitos da região discutem melhorias com autoridades do Estado

Da Redação com Assessorias

O Secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega, visitou Rondon durante a tarde de quinta-feira, 03, e anunciou recursos e investimentos para os municípios da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte). O encontro aconteceu na associação da Usina Santa Teresinha, e contou com a presença de todos os prefeitos da região, além do deputado estadual, Jonas Guimarães, e demais autoridades.

Foi anunciado o investimento de R$ 30 milhões que será distribuído para os doze municípios que integram a macrorregião, para a promoção do desenvolvimento urbano superior.

Ortega reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da Amenorte e discorreu sobre as ferramentas da SEDU para gerar informação e contribuir na definição de prioridades de investimentos, melhoria na oferta de serviços públicos, tributação, patrimônio, mobilidade e acessibilidade urbana, meio ambiente, dentre outros. Nesse sentido, o superintendente executivo, Álvaro Cabrini, apresentou o “Paraná Interativo”, um programa de solução georreferenciada, que integra dados dos 399 municípios do Estado.

O deputado Jonas Guimarães participou da reunião, e agradeceu ao Secretário Ortega pela visita à região, e também aos prefeitos e lideranças da Amenorte pela parceria. “Temos feito um trabalho muito importante de parceria junto aos nossos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças. São mais de R$ 10 milhões em emendas que estamos destinando à nossa região, fomentando o desenvolvimento regional”, disse o deputado.

Os prefeitos presentes aproveitaram a oportunidade para pleitear a execução de novos projetos.

IGR

O principal assunto em pauta foi a concepção de uma nova Instância de Governança Regional (IGR).

“Atualmente, a AMENORTE pertence à IGR Corredores das Águas, que abrange o Noroeste, e o nosso objetivo é desmembrar a mesorregião, criando uma IGR própria da nossa localidade, polarizada em Cianorte, para o fortalecimento do potencial turístico. Para que isso seja oficializado, estamos enviando a solicitação ao Paraná Turismo”, resumiu o presidente da associação e prefeito de Tapejara, Rodrigo Pezão.

Para o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, a Capital do Vestuário está preparada para sediar a nova IGR. “Temos investido na estruturação do turismo em nossa cidade, para o desenvolvimento das diversas potencialidades, desde a rural à de aventura. Enquanto região, pretendemos buscar as convergências e transversalidades para promover o aumento dos resultados econômicos e sociais. Portanto, assim que tivermos autorização para atuar como IGR, já estaremos prontos para o trabalho”, afirmou.