Simulador de capotagem reforça uso do cinto de segurança e alerta motoristas

Da Redação

Em continuidade as ações da Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Diretoria de Trânsito de Cianorte (Diretran), disponibilizou à cidade um simulador de capotagem. O objetivo da ação é ensinar a população a necessidade do uso do cinto de segurança para a preservação da vida.

O aparelho, que pertence ao Diretran de Maringá, ficou disponível durante esta sexta-feira, 24, em frente à prefeitura. Durante a simulação os participantes vivenciaram um capotamento, que é totalmente controlado, mas semelhante de uma situação real.

“Esse aparelho traz a sensação real de um capotamento. O veículo está a 10 quilômetros por hora, mesmo assim já é possível o motorista entender a força do impacto, principalmente se não estiver fazendo o uso do cinto de segurança. Em situações reais, normalmente, o acidente acontece com o veículo a mais de 100 quilômetros por hora”, explica o supervisor e agente de trânsito, Edmilson Carvalho da Silva.

Quem passou pela experiência conseguiu entender parte da sensação e o medo de se envolver em um acidente. “Foi estranho. Eu viajo bastante e já me envolvi em acidente, mas sem dúvidas a gente sabe que cinto de segurança é o que pose salvar vidas”, destaca o auxiliar de serviços gerais, Eliseu Sessaregeo Matos.

 OUTRAS AÇÕES

Durante toda a semana foi possível encontrar simulações de acidentes que reforçam o risco de usar o telefone enquanto dirige. Para a conscientização das crianças, policias e os artistas da Quaral Teatro visitaram escolas e fizeram palestras e peças teatrais sobre educação no trânsito.

Finalizando as ações, a semana termina com uma simulação de atendimento à vítima de acidente envolvendo o trabalho do Corpo de Bombeiros. A peça será às 10h de hoje, 25. A prefeitura ainda não divulgou o local.