Cianorte inicia amanhã a aplicação de doses de reforço e em adolescentes

Da Redação com Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar amanhã, 25, a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades, gestantes, lactantes, puérperas, indígenas e deficientes permanentes. São 2.184 1º doses (D1) para esse grupo, 348 doses de reforço para pessoas com 90 anos ou mais e 450 doses adicionais para imunossuprimidos com 18 anos ou mais.

Para a vacinação é necessário que o paciente tenha em mãos a carteirinha de vacinação, documento com foto e carta do médico com a comorbidade de acordo com plano nacional de imunização. A carta deve conter o carimbo e assinatura do médico com número da inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Quem tomou qualquer outra vacina recentemente deve aguardar um intervalo mínimo de 14 dias para receber a imunização contra a Covid-19. Em caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves a recomendação também é adiar. Quem está em isolamento com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus não deve comparecer e, se positivado, só poderá ser vacinado após quatro semanas.

A vacinação será na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 4, localizada na Praça Olímpica, 235, das 8h às 15h.

VACINOMETRO

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 24 de setembro, Cianorte havia vacinado com a D1, 55.628 pessoas (3.306 com a dose única e 34.161 com o quadro vacinal completo).

O número de pessoas que procuram os postos para se imunizar também deixa as autoridades otimistas quanto à situação do município. A Secretaria de Saúde informa que a procura pela segunda dose está dentro do planejado. Mais de 60% das pessoas que receberam a 1ª dose já buscaram por completar a imunização.

 

Paraná recebe cerca de 55,2 mil vacinas para população adulta

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu na manhã de ontem, 24, mais 55.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz para segunda dose (D2). O lote chegou no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, por volta das 10h. Os imunizantes contra a Covid-19 fazem parte da 53ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde, que contempla o Paraná com 284.570 doses.

As vacinas estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde permanecerão até que sejam distribuídas para as 22 Regionais de Saúde. Os imunizantes da AstraZeneca/Fiocruz para D2 referem-se a 23,46% da população de fronteira e de 59 a 55 anos, que receberam a primeira dose (D1) na 30ª remessa (em julho).

Restam ainda 229.320 doses da Pfizer/BioNTech para serem enviadas, sendo 99.450 para D1 de adolescentes com comorbidades e deficiência permanente e 129.870 para D2 referente à 34ª remessa (também de julho).

Este é lote da noite é o primeiro “carimbado” para vacinação de adolescentes, após o anúncio do governo federal de início da imunização definitiva de jovens. A previsão é que mais vacinas sejam enviadas neste fim de semana.

O Paraná já havia iniciado a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades, utilizando o remanescente da reserva técnica enviada em todas as remessas para os municípios. Agora, a chegada de doses específicas para este grupo vai acelerar a vacinação deste público.