Sanepar: conta de água terá reajuste de 2,95% no Paraná

Da Redação

Em uma reunião realizada na terça-feira, 9, o Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) tomou uma decisão de grande impacto para os usuários do serviço de saneamento básico em todo o estado. O órgão homologou a nova tarifa para o serviço prestado pela Sanepar, que entrará em vigor a partir do dia 17 de maio.

Os valores cobrados pela Sanepar terão um acréscimo de 2,95%. Esse reajuste, menor do que a inflação registrada no período de referência, que foi de 4,62% (considerando o período de janeiro a dezembro de 2023), representa uma decisão que visa equilibrar os interesses dos consumidores com a necessidade de manutenção e investimento nos serviços de saneamento.

Em nota, a Agência diz que o reajuste anual das tarifas de saneamento básico é uma prática comum e necessária para garantir a sustentabilidade financeira das empresas responsáveis por esse serviço essencial. No entanto, a metodologia utilizada pela Agepar para calcular o aumento busca manter uma evolução de preços mais próxima à inflação, visando não sobrecarregar excessivamente os consumidores.