Região já imunizou 16% da população

Da Redação

Em pouco mais de três meses de vacinação, o índice de imunização na região que compreende a área de abrangência da 13ª Regional de Saúde, com sede em Cianorte atingiu 16% da população. O índice equivale a imunização de pouco mais de 21 mil pessoas. A 13ª RS atende 11 municípios do Médio Noroeste do Paraná.

O índice está acima média estadual, que até a noite da última quinta-feira, 22, ultima atualização feita pelo consórcio de veículos de comunicação, até o fechamento da edição, era de 13,07%. No país, o índice é de 13,2%.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná teve início na segunda quinzena de janeiro. Em pouco mais de três meses de campanha, a cidade da região com maior percentual de imunizados por habitantes é São Manoel do Paraná, onde 20% da polução já recebeu a primeira dose da vacina, seguidos de Guaporema, com 19%, e Japurá e Indianópolis, com 16 % dos moradores imunizados. Cianorte até o momento imunizou 12,9% de seus moradores.

Os 16% da população imunizados representam aqueles que receberam pelo menos a primeira dose o imunizante. Entre os grupos com maior número de vacinados está o de idosos entre 65 e 69 anos, com 5.559 imunizados; o grupo de idosos de 70 a 74 anos com 4.469 pessoas imunizadas; os de 75 a 79 anos, com 3.255 doses aplicadas, e o de trabalhadores da rede de saúde, onde 3.228 profissionais que receberam a primeira dose.

As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são direcionadas a Central de Medicamentos do Paraná, e posteriormente as Regionais de Saúde, que ficam com a responsabilidade de distribuir as doses aos municípios.

“Esse quantitativo já é determinado melo Ministério da Saúde, calculados pela população que pertence ao grupo prioritário, e que vai receber a vacina”, explicou a Adriana batista Gonçalves Guimarães, diretora da Regional de Saúde.

Hoje no Paraná atuam 22 Regionais de Saúde. Para acelerar a entrega das vacinas nos locais mais distantes da capital, o governo estadual faz a distribuição com o uso de aviões.

De acordo Adriana, o pedido do governador Ratinho Junior é de que a vacinação seja feita de forma interrupta.  “A 13º remessa, que foi a penúltima que recebemos, chegou em Curitiba na quinta- feira, 15, as 23h30, e na sexta-feira,16, nós recebemos na Regional de Cianorte. A carga foi retirada  no aeroporto ainda na noite de sexta, e com o acompanhamento de  um técnico para garantir a armazenagem adequada. No sábado de manhã foi realizada a distribuição para os municípios. Alguns desses municípios a vacinação foi feita ainda durante o mesmo dia. O mesmo será feito com as próximas cargas que chegarem”, explicou Adriana.

NOVAS DOSES DA VACINA CHEGAM A CIANORTE

Na noite de sexta-feira, 23, seriam entregues a 13º regional de Saúde em Cianorte, 2.805 doses do Laboratório Butantã para serem distribuídas aos 11 munícipios da região.

Desse total, 1.115 doses são destinadas a Cianorte e já devem ser aplicadas ainda neste sábado, 24. A vacinação será para o grupo de 63 e 64 anos, divididos por locais e datas de nascimento:

Ubs zona 2- 64 anos – das 08 às 17:00 horas. (Aniversariantes em Janeiro a junho período da manhã). (Aniversariantes em julho a dezembro período da tarde).

Ubs zona setor 4-  63 anos (vamos iniciar a idade, podendo não terminar)- das 08 às 17:00 horas. (Aniversariantes em Janeiro a junho período da manhã). (Aniversariantes em julho a dezembro período da tarde).

498 idosos de 64 anos ainda faltam a se vacinar em Cianorte, além de 770 idosos de 63 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.