Previsão é de mais chuva nos próximos dias

Da Redação

Depois de um período extenso de estiagem, a chuva está mais presente na região e tem colaborado tanto para a agricultura quanto diminuir os feitos da crise hídrica no Estado. De acordo com informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), uma frente fria que chega no sábado, 16, deixa o tempo instável e temperaturas mais amenas.

“No sábado as chuvas ainda serão mais isoladas, mais de verão, mas a partir do domingo, segunda e terça-feira, haverá uma sequência de dias instáveis, trazendo mais chuvas”, explicou o meteorologista Samuel Braun.

Segundo o meteorologista, os próximos dias terão risco potencial de pancadas de verão, “nem sempre localizados em Cianorte, mas na região”, disse. “Normalmente chove mais nesse período, no histórico são dias que a chuva é mais expressiva, e mesmo após o avanço da frente fria o tempo segue instável”, acrescentou.

Devido a frente fria que se aproxima, na próxima semana a temperatura máxima fica abaixo da casa dos 30°C, entre 25 a 29°C. Já a mínima fica entre os 20 e 22°C.

Janeiro

Na primeira quinzena de janeiro, o Simepar registrou 82 milímetros de chuva. No dia 6, o mais chuvoso até o momento, teve um volume de chuva 23 milímetros. A média história de chuvas em Cianorte no primeiro mês do ano é de cerca de 180 milímetros.

Conforme Braun, as chuvas foram boas para agricultura, mas pela questão hídrica enfrentada pelo Estado, ainda é necessário mais volume de chuva. “Deu uma normalizada pela agricultura, mas ainda não resolveu muito pela questão hídrica. É preciso chover mais para que cheguemos ao inverno, meses em que historicamente temos menos chuvas, mais tranquilos”, disse.

2020

2020, ano em que a crise hídrica teve grande força, registou um volume total de chuva de 1,1 mil milímetros. Os meses que mais registram chuva foram agosto com 189,2mm, mês conhecido por ter uma média histórica de cerca de 50 mm; e dezembro com 196 mm, valor que acompanhou a média que é de 180.

No ano anterior em 2019, apresentou um volume de 1,2 milímetros de chuva, sendo que 353 foram apenas em dezembro.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *