Presidente da Amenorte discute ações para impulsionar desenvolvimento da região

Da Redação com assessoria

O presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte) e prefeito de Tapejara, Rodrigo de Oliveira Souza Koike, o Rodrigo Pezão (PSL) se reuniu recentemente com o gerente de Planejamento da Paraná Projetos, Deyvitt Augusto Leal. O encontro, realizado no gabinete da Prefeitura de Tapejara, teve como pauta principal o planejamento das ações de desenvolvimento contemplando Tapejara e os outros 10 municípios que compõem a Amenorte.

O planejamento das ações é o primeiro passo para dar a largada para as iniciativas do governo estadual para a região polarizada por Cianorte dentro do Programa Paraná Produtivo. O programa pretende planejar de maneira integrada o desenvolvimento dos municípios. Conforme Pezão, esse planejamento passa pela discussão e participação das instituições públicas e privadas, numa tentativa de mobilizar a sociedade para identificar oportunidades e direcionar os recursos do Governo do Estado.

Conforme o gerente de Planejamento da Paraná Projetos, a intenção do Governo do Paraná é identificar potencialidades regionais, diante do cenário econômico pós-pandemia e reduzir as desigualdades entre as diversas regiões do estado. “Pretendemos que os agentes locais e governamentais criem uma maneira positiva para fomentar o desenvolvimento produtivo regional”, destacou Deyvitt Leal.

Segundo o secretário de Planejamento de Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, cada município deverá indicar dois representantes para participar da construção do Plano de Desenvolvimento Produtivo.

Segundo Rodrigo Pezão, essa é uma oportunidade para que as cidades da região possam, com apoio do governo de maneira organizada, identificar as suas potencialidades, e direcionar os recursos públicos para fomentar a economia.

“Hoje, nesta reestruturação econômica, nós enquanto representantes da população, devemos nos organizar para promover o desenvolvimento de atividades que possam gerar emprego, renda e igualdade no índices de desenvolvimento. Cada cidade sabe do seu potencial, e o Paraná abre uma janela importante para o investimento em bons projetos com a participação da sociedade civil organizada”, destacou Pezão.

Ainda participaram do encontro o vice-prefeito de Tapejara Rogério Francischini, o assessor especial da Secretaria da Casa Civil, Sergio Pereira Junior, o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura do Paraná, Francisco Cascardo Neto e demais integrantes da administração pública de Tapejara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *