Prefeitura libera capacidade máxima e mantém distanciamento  

Da Redação

Considerando o atual quadro epidemiológico de Cianorte, a Prefeitura divulgou um novo decreto em que retira as medidas restritivas de capacidade relativas aos eventos em ambientes fechados e abertos, e flexibiliza novas medidas de contenção a pandemia do novo coronavírus. Medida de distanciamento foi mantida, assim como o uso obrigatório de mascaras.

De acordo com o novo decreto, os eventos que acontecerem na cidade deverão respeitar capacidade máxima de pessoas prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros, bem como as demais regras locais, inclusive sanitárias, e para o funcionamento.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços de atividades essenciais e não essenciais, e as celebrações de cultos religiosos deverão observar a capacidade máxima de ocupação, disponibilizar álcool 70% ao público, observar distanciamento para serem evitadas aglomerações e seguir normativas sanitárias federais, estaduais e municipais exigidas para seu funcionamento.

A Prefeitura manteve a declaração de emergência em Saúde Pública em decorrência da pandemia, assim como a autorização de contratação temporária e o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus e Ética Médica, criado em 15 de Setembro.

Durante a decretação do estado de emergência em saúde pública, as servidoras públicas municipais ocupantes de cargos efetivos ou comissionados e as empregadas públicas gestantes deverão permanecer afastadas das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração. As servidoras e empregadas públicas gestantes afastadas, ficarão à disposição para exercer as atividades em domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho à distância.

CASOS

Cianorte não registra novos casos de covid-19 a dois dias. Sem óbitos desde o dia 27 de setembro, a Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) em Cianorte, segue com apenas um paciente internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Sistema Único de saúde (Sus), e dois pacientes na enfermaria.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 57 casos foram positivados esse mês. Ao todo, Cianorte tem 10.538 casos confirmados, 180 óbitos registrados, e quatro pessoas em monitoramento.