Prefeitura destina R$ 2 milhões para cirurgias em pacientes de Cianorte

Da Redação

A Prefeitura de Cianorte liberou mais R$ 2 milhões para a Secretaria de Saúde. Os recursos serão utilizados para uma força-tarefa que irá atender a população com consultas e cirurgias de especialidades. Atualmente, em de 470 pessoas aguardam procedimentos cirúrgicos no município.

O tempo de espera aumentou consideravelmente com a pandemia de covid-19. No início de 2021, houve a suspensão dos procedimentos eletivos, com retorno no segundo semestre. Nesse período foram realizadas 2.687 cirurgias.

O objetivo da Prefeitura é zerar a fila de espera de pacientes, assim como foi feito com a espera de exames laboratoriais. Em três meses foram liberados mais de 153 mil agendamentos para 18.153 pacientes.

Dos mais de 450 pacientes aguardando cirurgias, a maioria espera por procedimentos de varizes. De acordo com a Secretária, em alguns casos a espera se dá pelo desejo dos pacientes em escolher os médicos.

Para outros procedimentos, o tempo de espera depende da disponibilidade do prestador e da vaga em hospital, o que varia de um a dois meses, com exceção das cirurgias de varizes e de joelhos, que levam em torno de quatro meses para zerar a fila.

Para acelerar o andamento, a Saúde planeja uma campanha de cirurgias de varizes em regime de mutirão. E para incentivar a economia local, a preferência na prestação dos atendimentos será para os médicos de Cianorte.

Algumas cirurgias são realizadas em hospitais da região. Para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o tempo de espera é um pouco maior, devido a regulação e liberação pelo Governo do Estado. Atualmente, a maior demora é para cirurgia de ortopedia adulta e de alta complexidade.