Prefeitura de Cianorte cede imóvel para instalação da delegacia

Em breve, a 21ª Subdivisão de Polícia Civil (SDP) de Cianorte estará de casa nova. Na manhã dessa sexta-feira (13), uma solenidade celebrou o convênio de cessão de imóvel firmado entre a prefeitura, que se comprometeu com o aluguel, e a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, para que a delegacia seja instalada na Rua Ipiranga, nº 279, no centro da cidade.

“Separar a Polícia Civil da cadeia é um anseio antigo da nossa população, que se dirigia com receio ao local para realizar serviços, como o registro de boletins de ocorrência. Tentamos várias alternativas junto ao Estado, até que propomos pagar o aluguel com os recursos do município. Firmar este contrato foi um processo bastante burocrático, no entanto, nunca perdemos a esperança e, por isso, o sentimento de satisfação em vê-lo se concretizando é inexplicável”, destacou o prefeito Claudemir Bongiorno.

“Agora, as pessoas terão mais conforto, se sentirão mais à vontade e melhor acolhidas, assim como fizemos com o Instituto de Identificação, em 2013, quando, pelo mesmo modelo de parceria, conseguimos retirá-lo da delegacia. Hoje, o órgão atende na Agência do Trabalhador e, principalmente as mães com crianças, não precisam mais ter receio em comparecer ao local para emissão de documentos, como o RG”, completou o prefeito.

Segundo o delegado-chefe da 21ª Subdivisão de Polícia Civil, Jonas Eduardo Peixoto do Amaral, “há uma tendência, desde 2018, das carceragens passarem para a gestão plena do DEPEN, o que leva a Polícia Civil a buscar alternativas para ter uma unidade própria, para a realização do trabalho efetivo, de investigação, como polícia judiciária. Assim, este convênio com a Prefeitura vem ao encontro dos nossos interesses profissionais em proporcionar um bom ambiente de trabalho aos servidores e melhor atendimento a população”, disse.

O deputado estadual Jonas Guimarães parabenizou a iniciativa e afirmou que o empenho para melhores condições para a Polícia Civil continua. “Nos últimos anos, conquistamos junto ao Governo do Estado a estruturação das forças policiais de Cianorte, com equipamentos, viaturas e aumento do efetivo. Sabemos que o ideal é que a delegacia tenha um imóvel próprio e que se construa um prédio fora da cidade para retirar a cadeia da Zona 07. Vamos seguir com essa luta”, salientou.

O imóvel está passando por adequações, como nas instalações elétricas, necessárias para as finalidades da delegacia e a mudança deve ser realizada em um mês. Também participaram da ocasião o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Balbino; o comandante do posto da Polícia Rodoviária, Subtenente Dinardi; o comandante da Polícia Ambiental, Subtenente Fanti; o chefe do DEPEN, Hermes Nuss; o investigador superintendente, Wilson Henriques; e policiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.