Prefeitos de Rondon e São Manoel do Paraná participam de capacitação em Brasília

Da Redação

O prefeito de Rondon, Roberto Corredato e prefeito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevizan, representaram a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte), em um evento no palácio do Planalto, em Brasília. Durante toda a terça-feira, 08, os chefes do executivo receberam capacitação do guia do Novo Prefeito + Brasil.

O Programa é um fortalecimento de um pacto federativo entre os estados, municípios e união. Liderada pelo secretário de Assuntos Federativos, Flavio Giussani, a reunião tratou de assuntos como treinamentos de pessoais de RH, de profissionais técnicos municipais em diversas áreas. A capacitação visa preparar os prefeitos para uma gestão administrativa de excelência com formação de servidores municipais e gestores em cargos públicos.

CICENOP

Durante a reunião foi discutida a importância dos consórcios intermunicipais para a gestão dos municípios, principalmente aqueles com menos de 20 mil habitantes. Na região, prefeitos trabalham para a unificação do Consórcio Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (CICENOP) para atender não só a saúde, mas diversas áreas.

“Rondon e São Manoel do Paraná já enviaram o projetos de leis para os legislativos, com o objetivo de garantir atendimento de varias áreas além da saúde e garantir maior agilidade e competitividade aos municípios. O que irá resultar em maior poder de compra para as Prefeituras”, explica Trevizan.

ESCOLA FEDERATIVA

Os prefeitos receberam orientação para ingressar no programa Escola Federativa, que é uma plataforma de agregação de conhecimento para capacitar e aprimorar servidores públicos e agentes políticos de todos os municípios brasileiros.

O Governo Federal disponibiliza conteúdos educacionais gratuitos em mais de 15 áreas, com assuntos que abrangem gestão orçamentaria e financeira, controladoria, segurança pública e outros. Além de seminários e oficinas.