Policiais ambientais de Cianorte participam de operação “Liberdade III”

Da Redação com Assessoria

O comando da 3ª CIA de Polícia Ambiental desencadeou uma operação de fiscalização a criadores de pássaros na área de abrangência do Pelotão Ambiental, nos municípios de Goioerê, Moreira Sales e Quarto Centenário.

A operação contou com apoio de 26 policiais de Cianorte, Umuarama e Campo Mourão. Foram fiscalizadas 49 localidades de criadores, sendo encontradas diversas irregularidades.

De acordo com a polícia, 14 pessoas foram autuadas, e outros 25 autos de infração ambiental foram lavrados por estarem desatualizados os plantéis de pássaros no Sistema de Cadastro do Criador (Sispass), e por terem sidos encontrados pássaros mantidos em cativeiro em situação irregular (sem anilha). As autuações resultaram em multa no valor de R$98mil.

As equipes ainda vistoriaram 348 aves e 33 delas foram apreendidas por estarem em condições irregulares. As aves que estavam domesticadas e anilhadas foram apreendidas e deixadas com os criadores como fiel depositário para regularização junto ao órgão ambiental, as demais foram encaminhadas ao Instituto Água Terra.

Uma arma de fogo cal. 40, uma munição cal. 38 intacta, um cartucho cal. 40 carregado, 60 gramas de pólvora, 87 espoletas para recarga de cartucho e 3 redes para caça, foram apreendidas. O proprietário foi conduzido para a delegacia para os procedimentos cabíveis.