Polícia Militar orienta mais de 400 pessoas e interdita 4 estabelecimentos

Desde o início da Operação Ostensividade 2, no dia 29 de abril, as equipes da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) já abordaram cerca de 400 pessoas com relação ao uso obrigatório de máscara e presença em ambientes com aglomeração. As equipes ainda interditaram quatro estabelecimentos em Cianorte, junto à Vigilância Sanitária, devido o descumprimento das orientações.

De acordo com o comando da CIPM, o objetivo da operação é fiscalizar o cumprimento da Lei Estadual nº 20189 – de 28 de abril de 2020 –, que obriga o uso de máscara por todas as pessoas que estiverem fora de sua residência enquanto perdurar a pandemia do coronavírus.

A operação acontece com ações preventivas e repressivas por meio de bloqueios de trânsito, atividades de presença, abordagens policiais, fiscalização de veículos e pessoas que circulam nas principais vias públicas e áreas de maior circulação.

Conforme o comando da PM, parte dos casos de orientações não foi notificada. Isso porque alguns cidadãos ao serem advertidos acataram a orientação no mesmo momento.

A PM ainda salienta que as operações de fiscalização das medidas adotadas para o enfrentamento ao coronavírus são realizadas todos os dias pelos patrulheiros.

Região 

As equipes também realizaram a Operação Ostensividade 2 em Indianópolis e São Manoel do Paraná, municípios pertencentes a 5ª CIPM, na sexta-feira, 8. Nestas cidades, foi realizado patrulhamento, orientações e abordagens a pessoas que se encontravam em espaços públicos e outros estabelecimentos.

Em decorrência desse policiamento, foram orientadas 66 pessoas, sendo que 22 não utilizavam a máscara. Quatro estabelecimentos comerciais foram abordados e orientados, dois em Indianópolis e dois em São Manoel do Paraná.

Ainda na sexta-feira, as equipes de Trânsito e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) realizaram fiscalização de trânsito por meio de bloqueios de trânsito “blitz”.

A ação de trânsito resultou na autuação de diversos veículos, dentre motocicletas e automóveis, sendo autuados por dirigir sem CNH, deixar o de usar o cinto de segurança, estacionar sobre o passeio e na contramão, conduzir veículo que não estava licenciado e conduzir veículo com descarga livre.

Prisões por tráfico

Além dos serviços de orientação, as equipes da PM também realizaram prisões relacionadas ao tráfico de drogas.

Durante a operação feita na última sexta-feira, 8, a equipe Rádio Patrulha Auto (RPA) prendeu um homem de 24 anos que informou possuir drogas em sua residência. No quarto do rapaz a equipe encontrou pontos de LSD.

Na mesma semana, dia 6, os policiais detiveram quatro pessoas por tráfico. Três homens, de 22, 24 e 28 anos, foram abordados pela equipe policial. Um deles informou que possuía drogas em sua residência. No local, os policiais encontraram três porções maconha e um rolo de plástico filme. Os três abordados residiam no mesmo endereço e assumiram serem os proprietários da droga. Todos foram presos em flagrante e encaminhados à 21ª Subdivisão Policial (SDP). 

A quarta prisão foi de um rapaz de 18 anos. Depois de ter tentado fugir dos policiais, o rapaz foi detido e com ele os patrulheiros encontraram uma pedra de crack e dinheiro. Em uma porção dispensada pelo jovem anteriormente, os policiais ainda encontraram outras dez pedras da mesma substância. O autor também foi detido e encaminhado à 21ª SDP.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp. Basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *