PM retoma operação em Terra Boa com objetivo de conter crimes contra a vida

Da Redação

A equipe da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) retomou nesta sexta-feira, 22, a Operação Recobrimento em Terra Boa. Além de levar o policiamento ao município, o principal objetivo da PM é combater o crime contra a vida (homicídio).

Conforme explicou o aspirante Matheus Hatschbach, no ano passado os policiais registraram aumento no número de homicídios em Terra Boa. “Durante a semana, fizemos um estudo e levantamos possíveis locais que estariam causando outros crimes, crimes transversais, que poderiam levar ao homicídio, que é o tráfico de drogas e o porte ilegal de armas. Então mapeamos esses pontos na cidade e vamos direcionar o policiamento justamente para combater esse tipo de lícito criminal”, esclareceu.

Em 2019, conforme estatística criminal da Secretaria de Segurança Pública do Estado, foram registrados três homicídios dolosos em Terra Boa. Já em 2020, entre janeiro a setembro, foram três homicídios e um latrocínio (roubo com resultado em morte).

De acordo com o aspirante, a polícia não tem mandados de busca e apreensão ou de prisão para serem cumpridos, mas estarão fiscalizando bares e locais frequentados por usuários de drogas que podem ter ligação com casos de crime contra avida.

Conforme o aspirante, a PM sabe das ligações dos homicídios do município com outros crimes, como o tráfico, principalmente. “O primeiro objetivo é combater o crime contra vida e, para isso, a gente ataca o tráfico também, esses pontos que mapeamos são de alguns locais de venda de entorpecentes”, explicou.

O clima chuvoso atrapalha a ação policial, mas esta é necessária para dar apoio ao efetivo local. “Em Terra Boa contamos com uma equipe menos no policiamento ordinário, então vamos trabalhar com Rotam, Patrulha Rural e os demais tipos de policiamento que temos disponível em Cianorte para dar esse apoio”, disse Hatschbach.

Como esclareceu o aspirante, em cada município a Polícia Militar busca atuar conforme a necessidade. “Jussara, por exemplo, onde atuamos na semana passada, foi a segunda cidade que teve a maior apreensão de maconha na área 5ª CIPM em 2020. Então ali, procuramos combater tanto o tráfico quanto o consumo de entorpecentes”, afirmou. Além disso, o objetivo também era levar a presença policial nos municípios de menos expressão populacional.

Na próxima segunda-feira, 25, a Polícia Militar do Paraná lança em todo o Estado a Operação Vida, que visa combater os crimes contra a vida.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *