Paraná Produtivo é apresentado em Cianorte
Da Redação
Na manhã de ontem, 20, foi apresentado o Programa Paraná Produtivo, em uma reunião na Associação Comercial e Empresarial de Cianorte(Acic). A reunião contou com a presença do secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes do Estado do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, prefeitos de municípios que pertencem à Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte), e autoridades políticas da região.
O programa será construído com a comunidade e lideranças dos municípios, e visa identificar potências e carências das regiões, e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios para contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais, alinhando prefeituras, universidades e o governo do estado para evitar que os jovens procurem grandes centros, e tenham em suas cidades condições de ser capacitar e ter oportunidades de trabalho.
O programa dividiu o estado em oito regiões, Cianorte e prefeituras da Amenorte foram divididas na região 4 que contam no total com 28 municípios, juntos com a Associação dos Municípios da Região de Entre Rios (Amerios).
Em sua primeira fase, o programa realiza oficinas de diagnósticos para coleta de informações e discute as demandas de cada uma das regiões, ouvindo e destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar o desenvolvimento produtivo.
VESTUÁRIO
O setor do vestuário foi um dos temas discutidos. O assessor espacial da Casa Civil, Darlan Scalco ressaltou a importância de Pérola, cidade que ele administrou por dois mandatos consecutivos (2013/2020) ser a capital paranaense do jeans, e pediu ao secretário que o governo reveja a carga tributária atribuída a esse setor.
“Nós fazemos as roupas, levamos para São Paulo e os paranaenses compram lá para revender aqui”, ressaltou Scalco.
Durante a reunião, o secretário Bernardo Jorge chamou a atenção para a queda do número de empresas do setor têxtil na região, que já teve 654 estabelecimentos ativos e hoje possuí 503, queda que teve início em 2014.
“É claro que a pandemia afetou diretamente esse setor e outros também, mas nos falta capacitação para esses trabalhadores. Se houver uma queda de 1% na carga tributária podemos investir em treinamento e melhorar esse setor. Precisamos do estado urgentemente. Temos pressa em fazer”, citou o prefeito Marco Franzato.
O prefeito ainda revelou que pela primeira vez na história de Cianorte o Senac vai proporcionar treinamento para a indústria da moda.
AGRICULTURA
A região 4 que abrange a microrregião de Cianorte e Umuarama, representa 16,3% do PIB na agricultura.
O secretário destacou a necessidade de investir nesse setor na região, na possibilidade de destacar a produção de algodão, que obteve ótimos resultados em outros estados. O encontro também discutiu a necessidade de mudanças nas políticas públicas municipais e estaduais para o crescimento e fortalecimento da agricultura.
“Para que o jovem permaneça no campo precisamos de Internet, estradas rurais para o escoamento da produção, assistência técnica, educação e garantia de compra dessa produção. Precisamos discutir como fazer isso”, citou o secretário.
TURISMO
A prefeita de Japurá, Adriana Polizer finalizou a reunião em uma fala pedindo destaque ao turismo do estado, criando oportunidades de empregos e de que outras pessoas conheçam nossa região.
“Acredito no potencial do setor de turismo em nossa região, isso é atraente. Pessoas que cheguem ao município, consumam e levem mercadorias e o nome da cidade, e movimentando nossa economia”, citou a prefeita.
Foto: Diego Fernando Laska