Paraná busca parceria com a Finlândia para modernizar educação

Agência Estadual

O vice-governador Darci Piana se reuniu na segunda-feira (7), no Palácio Iguaçu, com o embaixador da Finlândia, Jouko Leinonen, e destacou o desejo do Estado em firmar parceria com o país do Norte europeu, principalmente na área da educação. Na audiência, também foi aberta a possibilidade de troca de tecnologias da indústria florestal, uma das principais matrizes econômicas tanto da Finlândia, como do Paraná.

O embaixador já esteve no Paraná em 2019 e, na época, o governador Ratinho Junior apresentou a proposta de enviar professores da rede estadual de ensino para um intercâmbio técnico em Helsinque, capital finlandesa. Na conversa desta segunda-feira, o vice-governador reiterou a proposta.

“Lançamos, no Paraná, o programa Ganhando o Mundo, que possibilita o intercâmbio de alunos da rede estadual em escolas de outros países. Cem estudantes estão hoje no Canadá com a proposta de conhecer a língua, a cultura e as inovações lá de fora para, quando retornarem, serem multiplicadores em suas comunidades”, disse Piana.

“Da mesma forma, queremos também abrir oportunidades aos nossos professores, para que tenha acesso às experiências educacionais em países que se destacam nessa área, como a Finlândia”, disse. “Além do ensino básico, nosso objetivo é dar uma nova visão ao ensino superior. O Paraná conta com sete universidades estaduais e um grande número de pesquisadores e doutores. Assim como a experiência finlandesa, temos a proposta de fazer uma pesquisa aplicada, para fazer com que a academia retorne mais à sociedade através da ciência”.