Paraná atinge marca de 72% da população vacinada

Por Bem Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, nesta quinta-feira (5), mais 129.870 doses da Pfizer/BioNTech, que se somam com as 57.600 CoronaVac/Butantan entregues ao Paraná na quarta. Destas 187.470 vacinas, 158.670 são para primeira aplicação (D1) e já começaram a ser enviadas.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou a chegada das doses da Pfizer e comentou sobre a imunização contra a doença no Paraná. “Já atingimos 72% da população adulta com a primeira dose ou dose única e estamos caminhando juntos para alcançar os 80% previstos pelo Governo do Estado até o final do mês. Ressaltamos que mesmo após a vacinação, os cuidados devem ser mantidos, principalmente com a circulação de variantes”, disse.

Segundo o Vacinômetro, 6.297.610 pessoas com mais de 18 anos foram imunizadas ao menos uma vez no Paraná, de um total de 8.720.953 adultos (72,2%). São quase 2,5 milhões de paranaenses totalmente imunizados (com D2 ou dose única).

Beto Preto também falou sobre a expectativa de envio de novas doses ao Estado. “Segundo o Ministério da Saúde, devemos receber por volta de 3 milhões de doses neste mês, e com isso conseguiremos manter o nosso cronograma de vacinar 80% da população com uma dose ou dose única até agosto e 100% em setembro”, acrescentou.

Além das vacinas, a Secretaria vai encaminhar hoje mais de 100 mil medicamentos elencados no chamado kit de intubação, que inclui bloqueadores neuromusculares, sedativos e anestésicos. Este envio é realizado semanalmente para auxiliar os serviços de saúde no atendimento à pacientes com Covid-19.

30 a 31 anos

A Secretaria da Saúde de Curitiba abre, hoje, a vacinação contra a Covid-19 para os moradores da cidade nascidos em 1990, que têm entre 31 e 30 anos. Gestantes e puérperas (que deram à luz até 45 dias atrás) também estão contempladas.

Para reforçar o atendimento, a cidade terá mais três pontos de vacinação, as unidades de saúde Trindade (Vila Oficinas/Cajuru), Tapajós (Xaxim) e Bairro Alto (Bairro Alto), totalizando 22 pontos que estarão abertos das 8h às 17h.

Para a primeira dose nesta sexta são esperadas cerca de 20 mil pessoas, além de outras nove mil que têm a data da segunda dose marcada no Saúde Já.

O avanço da vacinação na capital é possível após o município receber uma remessa de 27 mil doses de imunizantes, que começaram a ser aplicados ontem no grupo dos nascidos nos segundo semestre de 1989.