Novo Plano de Desenvolvimento Institucional terá vinculação com os 17 ODS

Agência Estadual 

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2022 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), maior instrumento de planejamento global da universidade e documento público de referência para comissões externas de avaliação, já começou a ser elaborado. Como novidade, a Comissão Central do PDI divulga que cada setor pode vincular seus objetivos, metas e ações a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O PDI, importante ferramenta para uma gestão de qualidade, é um requisito legal instituído pelo governo federal. Identifica a universidade em relação a sua filosofia, a sua missão e a cinco grandes áreas de planejamento da UEM (Ensino de Graduação e Ensino Básico; Ensino de Pós-Graduação; Pesquisa; Extensão e Cultura; Gestão).

A fase 1, entre 2 e 29 de maio, corresponde à realização do PDI pela Reitoria, pelas pró-reitorias e por órgãos suplementares. Para nortear os planejamentos dos setores, é importante que os responsáveis leiam as Diretrizes da Administração Central.

A realização do PDI 2022 corresponde a três macroatividades: avaliação de 2021 (ações não concretizadas devem ser justificadas e podem ser reprogramadas, reformuladas ou canceladas), ajuste de 2022 (novas ações podem ser inseridas) e planejamento para 2023 a 2026.

Uma resolução de 2018 do Conselho Universitário (COU) da UEM aprovou a metodologia atual do PDI. O mais recente PDI aprovado pelo COU é o de 2018-2022. Para ler o documento, com 197 páginas, clique aqui.

Só é possível que o PDI seja desenvolvido graças ao trabalho coletivo e integrado entre todas as áreas da universidade. Com a materialização dele em um documento, compreende-se a situação atual da UEM e o que ela almeja para o seu futuro próximo. Assim, tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade civil e instituições externas obtêm um panorama completo sobre a universidade e os caminhos para seu desenvolvimento constante.

EIXOS TEMÁTICOS 

Os eixos temáticos são: 1) Agilização dos Serviços Internos; 2) Consolidação da Extensão e Cultura; 3) Consolidação da Graduação; 4) Consolidação da Pós-Graduação Stricto sensu; 5) Consolidação da UEM como Instituição de Pesquisa; 6) Interação com a Sociedade Civil e o Mercado; 7) Internacionalização do Ensino e da Pesquisa; 8) Racionalização da Gestão e da Estrutura Organizacional; 9) Recomposição dos Quadros Docente e de Agentes Universitários; e 10) Sustentabilidade e Responsabilidade Social.